O que é Certidão de Matrícula de Imóvel Atualizada - Ibititá/BA?

06/03/2024 | Por: Advogada Camilla Tays

Você provavelmente trabalhou duro para vender ou comprar seu imóvel.

Você fez todo o trabalho para divulgá-lo ou para encontrar o imóvel Ibititá/BA certo.

Contudo, esse trabalho todo não significa muito se você não conseguir as informações precisas sobre o imóvel.

Essas informações ficam registradas no Cartório de Registro de Imóveis  Ibititá/BA, e podem ser obtidas através da certidão de matrícula de imóvel.

O Código Civil Brasileiro estabelece que os direitos reais de imóveis constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com o registro no cartório de registro de imóveis, salvo os casos expressos no mesmo diploma legal.

Portanto, o registro no cartório de imóveis é de muito importante para a transmissão do bem.

Veja como obter as certidões necessárias para a compra ou venda do seu imóvel, e conheça mais sobre a Certidão de Matrícula de Imóvel.

A Certidão de Matrícula de Imóvel  Ibititá/BA atualizada é aquela que informa a situação atual do imóvel.

Pode ser emitida também para a obtenção de informação se há ou não imóveis registrados em nome de determinada pessoa, seja ela física ou jurídica.

Na maior parte das vezes a Certidão de Matrícula de Imóvel  Ibititá/BA é usada quando a pessoa tem interesse em um imóvel específico.

Isso acontece porque as informações constantes da certidão de matrícula são responsáveis por identificar a atual situação do bem.

Informações sobre a localização, metragem, atuais proprietários, origem da compra e venda, se a compra ou venda foi realizada de forma particular ou por escritura pública e tudo mais de importante em relação ao imóvel irá constar na certidão.

É importante destacar que a transferência da propriedade entre vivos ocorre mediante registro do título translativo no registro de imóveis.

Portanto, da certidão de matrícula sempre deverá constar qualquer transferência do imóvel  Ibititá/BA.

Mas antes de explicarmos mais sobre esse modelo de certidão, vamos entender o seu conceito.

1. O que é Certidão de Matrícula de Imóvel digital?

É a certidão de matrícula expedida em meio eletrônico e que possui validade por trinta dias. Ela será assinada de forma eletrônica pelo Cartório de Registro de Imóveis.

Importante destacar que, o referido documento possui a mesma fé pública e validade jurídica da certidão expedida pelo cartório  Ibititá/BA.

A validade jurídica e a fé pública são mantidas apenas em formato digital, não podendo a certidão ser impressa.

2. Como obter Matrícula de Imóvel  Ibititá/BA atualizada?

Para obter a segunda vía da Certidão de Matricula de Imóvel basta entrar no Sistema Federal e solicitar a certidão, sendo que deverá ser paga uma taxa para a obtenção da certidão.

É possível solicitar a certidão de matrícula online, tendo em vista que atualmente quase todos os cartórios de registro de imóveis  Ibititá/BA do Brasil estão disponíveis para realizar a solicitação online.

Após a confirmação do pagamento da certidão, se foi solicitada em formato papel, a mesma será entregue na residência da pessoa que solicitou em poucos dias.

A entrega da certidão impresa solicitada online é entragada pelos correios, mesmo que o endereço de entrega seja no Brasil ou no estrangeiro.

3. Como descobri a Matrícula de Imóvel na Ibititá/BA?

Se a pessoa não souber a matrícula do imóvel  Ibititá/BA, deverá conhecer no mínimo o seu endereço completo em Ibititá/BA.

Através do endereço será possível descobrir o número de inscrição do imóvel.

Portanto, ao entrar no site Sistema Federal tenha em mãos no mínimo o endereço completo do imóvel e solicite uma Busca de Matricula de Imóvel.

Assim, o escrevente irá pesquisar a certidão com base no endereço fornecido e irá conseguir localizar o número de matrícula do imóvel.

Dessa forma, se não sabe a matrícula do imóvel, solicite já uma buca de matrícula.

4. O que é Certidão de Ônus X Certidão de Ônus Reais?

A certidão de ônus é aquela na qual se verifica se sobre o imóvel recai algum tipo de pendência.

Através da referida certidão é possível conseguir informações importantes, como: se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há promessa de compra e venda registrada, etc.

Ela é importante para efetiva transação imobiliária, pois, se trata da principal certidão a ser apresentada em tal situação.

De tal certidão é possível saber quem é o proprietário e se existe alguma pendência, a exemplo de uma penhora ou hipoteca.

A certidão pode ser negativa (quando não há ônus), ou positiva (quando existe ônus).

5. O que é Certidão de Inteiro Teor do imóvel em Ibititá/BA?

É a certidão onde há a reprodução de tudo o que consta na matrícula.

Em tal certidão deve constar todos os dados referentes ao imóvel, tais como:

  • - localização;
  • - nome do atual proprietário;
  • - datas dos registros e averbações;
  • - referência dos documentos utilizados nos registros e;
  • - averbações.

Tal certidão, é utilizada em negócios jurídicos envolvendo o imóvel constante do documento, sendo que ela também pode ser conhecida como certidão narrativa, por conter todos os dados referentes a matrícula do bem.

A referida certidão pode ser obtida online, basta acessar no nosso site, preencher os dados e o escrevente enviará a certidão para o seu endereço (quando for solicitado no formato papel) ou no seu email (quando for solicitada no formato digital).

6. O que é Certidão de Propriedade  Ibititá/BA?

É a certidão que informa a existência de imóvel cadastrado no nome da pessoa, seja ela física ou jurídica.

Após receber o pedido da referida certidão, o cartório na Ibititá/BA de registro de imóveis iniciará a busca pelos bens imóveis nos arquivos registrados.

Finalizada a busca, o escrevente expedirá o documento, informando a existência ou não de propriedade registrada no nome buscado.

Em caso de inexistência de propriedade, será emitida uma Certidão Negativa de Propriedade Ibititá/BA.

Assim, se precisa dessa certidão, solicite o quanto antes a sua de forma online.

7. Como obter Certidão de Propriedade na Ibititá/BA?

Para conseguir a certidão de propriedade, o interessado deverá entrar no Sistema Federal.

No entanto, do pedido deverá constar: número do registro do imóvel ou seu endereço, nome do proprietário, RG e CPF.

Após as informações e o pagamento da taxa, será emitida a certidão.

Ao se solicitar a certidão online, deverão ser preenchidos os dados, e após a confirmação do pagamento a certidão será enviada ao seu endereço.

8. O que é Certidão de Valor Venal do imóvel na Ibititá/BA?

O valor venal do imóvel é a avaliação do real valor de uma determinada propriedade imobiliária.

Tal avaliação é feita pelo poder público, geralmente o município onde o imóvel está localizado.

Através do valor venal, o município decide quais os bairros pagarão o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mais alto, qual será o valor mais baixo cobrado e, quais pontos da cidade não pagarão o imposto.

Da certidão constam dados referentes ao endereço do imóvel, área territorial e construída, quadra, lote, loteamento, proprietário ou compromissário, valor venal e demais dados anotados nos registros fiscais do município  Ibititá/BA.

Importante destacar que o valor venal tem influência direta no valor do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), pois, o valor do referido imposto tem incidência sobre o valor venal do imóvel  Ibititá/BA.

9. O que é Certidão Vintenária de Imóvel na Ibititá/BA?

A certidão vintenária do imóvel é um registro importante do imóvel Ibititá/BA.

Tal documento traz um panorama histórico, informando de forma completa tudo de mais importante registrado no imóvel nos últimos vinte anos.

A certidão apresentará todo e qualquer registro feito relativo ao imóvel, mesmo que em número de matrícula antigo.

Informações que não seriam prestadas em outra certidão, podem constar da certidão vintenária, pois ela não se restringe ao número de matrícula atual.

Logo, a referida certidão traz informações completas sobre o imóvel e seus registros ao longo dos vinte anos.

A utilidade da referida certidão se torna clara nos processos de usucapião de imóveis  Ibititá/BA.

Nos processos de usucapião o código civil de 2002 determina o lapso temporal de quinze anos, uma vez que, anteriormente o tempo era de vinte anos de posse mansa e pacífica.

Portanto, o processo de usucapião reforça a importância da certidão vintenária.

Assim, se esse for o seu caso, solicite o quanto antes a sua certidão vintenária para ver o histórico do imóvel.

10. O que é Averbação de um imóvel na Ibititá/BA?

Averbação é o ato de constar à margem de um assento um fato ou referência, que o altere ou o cancele.

Em se tratando do registro público, é usado com maior frequência por profissionais que trabalham como registradores e notários.

Logo a averbação de um imóvel é o ato de informar todas as mudanças  Ibititá/BA realizadas no imóvel e também na condição dos proprietários.

Atos como reformas, contrato de locação e até mudança no estado civil dos proprietários devem ser informadas por meio da averbação.

Tais mudanças devem ser anotadas na matrícula do imóvel para dar publicidade ao histórico do bem.

A averbação deve ser realizada em todos os casos apresentados no artigo 167, inciso II da Lei de registros públicos.

11. Posso solicitar minha Certidão de Matrícula de Imóvel pela internet?

Se você quer solicitar a sua certidão sem precisar se deslocar até o cartorio basta acessar no Sistem Federal. Alí pode emitir a certidçao de qualquer cidade de Brasil mesmo morando em outra cidade.

Todos os cartórios de registro de imóveis do país estão capacitados para receber esse tipo de solicitação.

O pedido do interessado é registrado pelo usuário de forma rápida e simples.

Há muitas empresas online que fazem todo esse procedimento, bastando que você solicite sua certidão pelo site da mesma.

12. Qual a validade de uma Certidão de Matrícula de Imóvel?

Tratando-se da validade de uma Certidão de Matrícula de Imóvel - Ibititá/BA, leva-se em conta as possibilidades de mudanças que podem ocorrer.

E considerando as possibilidades diárias de mudanças no mundo jurídico, principalmente em relação aos bens imóveis a validade da certidão torna-se importante para garantir as informações da certidão.

Tratou da certidão vintenária que é a certidão que traz todos os registros do imóvel  Ibititá/BA, até mesmo aqueles registros feitos em matrícula anterior.

Os atos registrados nos cartórios de imóveis têm a finalidade de tornar público determinado documento ou ato.

É de vital importância manter os dados e registros atualizados no cartório, pois eles traduzem de forma fiel à situação do bem.

Legislação aplicável

  • Art. 1.227, 1.245 a 1.247 do Código Civil de 2002.
  • Art. 167 da Lei 6.015/1.973

Outro nome para o mesmo documento

  • Certidão de Registro de Imóvel

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