Quais os Documento para autenticar em cartório?

02/09/2020 | Por: Advogada Camilla Tays

Para autenticar uma cópia de documento no Cartório de Notas, você deve dirigir-se a ele com o documento original e a sua cópia idêntica. 

Na maioria dos tabelionatos, o serviço de xerox também é oferecido, podendo ser feito na hora. Quando você é atendido, o tabelião ou o escrevente vai conferir o documento original.

Entre os serviços mais comuns de autenticações nos cartórios estão: Autenticar cópias reprográficas de documentos pessoais e também contratuais; Autenticação de assinaturas.

Mas existem algumas situações que não são passíveis de autenticação, observe:

  • Documentos autenticados pela internet, nesse caso não há a possibilidade de confronto do documento original com a cópia e por isso não há como atestar veracidade.
  • Papéis em branco ou documentos injustificáveis, espaços sem descrição não podem ser autenticados, pois não há como atestar a legalidade do mesmo, nesses casos os espaços devem ser inutilizados.
  • Documentos em língua estrangeira.
  • Documentos jurídicos assinados por pessoas não autorizadas, apenas pessoas que possuem poderes que estejam especificados em contrato social, podem assinar documentos para autenticação.
  • Documentos que contenham ofensas a terceiros, tabeliães e responsáveis pelas autenticações devem sempre zelar pela legalidade documental dos papéis a serem autenticados.

Quanto custa uma cópia autenticada no cartório?

O valor da autenticação é tabelado por lei e vai variar de acordo com cada estado, valendo para todos os cartórios daquele estado. Em 2020 uma autenticação custa em média R$ 8,48.

Cartório para autenticar documentos?

O Cartório de Notas, também conhecido como Tabelionato de Notas, é o órgão responsável pela autenticação de documentos em todo o país.

EMITIR CERTIDÃO ONLINE

Emita a 2ª via de certidão online:

Escolha outro Estado: