Como Tirar Segunda Certidão de Casamento - Cordilheira Alta/SC

14/06/2021 | Por: Advogada Camilla Tays

Todos os dias praticamos uma série de atos, contratamos, vendemos, contraímos obrigações, constituímos família etc. Alguns atos são revestidos de solenidades outros não, de forma que os praticamos sem nem mesmo perceber os vínculos jurídicos por detrás.

Os atos solenes, por vezes, precisam ser certificados perante alguém que tem fé pública para testificar a lisura do ato. Exatamente nessas ocasiões é que podemos nos valer dos serviços cartoriais e da expedição de certidões, como é exemplo a certidão de casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC.

Mas o que é uma certidão de Casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC?

De maneira simples, uma Certidão é uma cártula, um documento formal emitido por Oficiais de cartório devidamente treinados e qualificados, na presença de testemunhas, que certifica que certo registro está devidamente lavrado em cartório na cidade de Cordilheira Alta/SC.

Para que Serve uma Certidão na cidade de Cordilheira Alta/SC?

Serve para testificar, comprovar ato e assentamento constante de um processo, ou seja, a certidão comprova cabalmente as principais informações sobre fatos e atos permanentes.

Uma certidão autenticada, por exemplo, tem o mesmo valor do documento original. Ela pode ser de inteiro teor, breve relatório, por quesitos ou negativa. Em qualquer caso, é preciso que seu texto contenha fielmente o conteúdo do documento original.

Como Fazer uma Certidão na prática?

Para confeccionar uma certidão, é necessário ter mente que ela precisa ter uma estrutura mínima básica, sendo, por exemplo, imprescindível constar nela: o título, o texto, o local, data e assinaturas.

O título deve ter necessariamente a palavra “CERTIDÃO” acompanhada da espécie requerida, como, por exemplo: “CERTIDÃO DE CASAMENTO” na cidade de Cordilheira Alta/SC. Atenção, pois a frase deve ser escrita em caixa alta e estar bem centralizada na folha do documento.

No texto, é necessário também transcrever todo o fato ou ato que está sendo ali solicitado. O texto deve ser produzido conforme a norma culta e o vernáculo. 

O local e a data devem ser escritos por extenso e conter a cidade, o dia, o mês e ano. A assinatura do profissional responsável por lavrar a certidão e logo abaixo a pessoa que autorizou encerram o documento.

Tipos de Certidão de Casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC

Existem diversos tipos de certidões, cada uma utilizada com um propósito diferente e específico. Algumas das mais utilizadas são as certidões de casamento, nascimento, óbito, negativa de débito etc. Falemos brevemente de cada uma delas. 

A certidão de casamento, por exemplo, é requerida quando duas pessoas contraem matrimônio perante a lei. Essa certidão é composta pelo nome do casal, data do casamento, profissões, endereços, naturalidade entre outros itens que comprovem a união.

Já a certidão de nascimento na cidade de Cordilheira Alta/SC é emitida para testificar a existência de um cidadão que nasceu com vida. Além de gratuita, ela pode ser solicitada em todo e qualquer cartório do país, de modo a facilitar a consagrar e facilitar um direito básico do cidadão.

A certidão de óbito na cidade de Cordilheira Alta/SC, por sua vez, é solicitada quando ocorre o óbito de uma pessoa natural, ou seja, para certificar o falecimento de um cidadão. Tal certidão é fundamental para pleitear os atos jurídicos decorrentes do óbito, como buscar os direitos sucessórios, herança etc. 

Por fim, vale citar também a certidão negativa de débito. Essa declaração é realizada e requerida por qualquer pessoa que deseja comprovar que ele ou sua empresa, por exemplo não possuem qualquer débito junto aos órgãos públicos, como receita federal etc.

Como tirar via da Certidão de Casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC pela Internet?

É possível tirar a segunda via da Certidão de Casamento pela Internet. No site oficial do Registro Civil brasileiro, o usuário consegue obter online também os registros de nascimento e óbito. Você pode optar por receber o documento em formato digital, por e-mail, ou uma cópia física pelos Correios, via Sedex ou carta registrada.

O cartório tem o prazo de cinco dias úteis para emitir a certidão e realizar o envio. O pagamento deve ser realizado por cartão de crédito, débito ou boleto. No tutorial a seguir, confira como tirar segunda via de Certidão de Casamento online.

Como tirar Segunda via de certidão de casamento atualizada em Cordilheira Alta/SC? 

É possível tirar a segunda via da Certidão de Casamento, inclusive pela Internet, por meio do site oficial do Registro  na cidade de Cordilheira Alta/SC Civil brasileiro. O interessado optará por receber o documento em formato digital, por e-mail, ou uma cópia física, em papel, pelos Correios ou carta registrada.

Vale dizer que além da segunda via da certidão de casamento, no site oficial do Registro Civil brasileiro, consegue-se obter online também as certidões de nascimento e óbito.

Em geral, os cartórios dão o prazo de cinco dias úteis para fazer a atualização e emissão da certidão e realizar o envio para o cliente.

O que é certidão de transcrição de casamento na cidade de Cordilheira Alta/SCrealizado no exterior?

O matrimônio celebrado por autoridade estrangeira é considerado válido no Brasil. Contudo, para que ele possa ter efeitos jurídicos, deve ser registrado em uma repartição do Consulado Brasileiro na cidade do país em que se deu o matrimônio na cidade de Cordilheira Alta/SC.

Posteriormente, deverá ser feita a transcrição dos documentos no Cartório de 1º Registro Civil da cidade de domicílio dos cônjuges no Brasil. Ao fazer isso, obtém-se uma certidão de transcrição de casamento realizado no exterior.

Há um prazo específico para isso: o casamento internacional deve ser aqui registrado em até 180 dias, prazo que se inicia a partir da volta de um ou de ambos os cônjuges ao Brasil.

No ato do registro, o casal deve apresentar os seguintes documentos:

  • Formulário de Registro de Casamento preenchido e assinado pelo (a) declarante, o (a) qual deverá ser o/um cônjuge de nacionalidade brasileira;
  • Certidão local de casamento;
  • Se existir, o pacto antenupcial original e, se exigido pela Autoridade Consular, a tradução oficial para o português ou inglês;
  • Documento brasileiro comprobatório da identidade do (s) cônjuge brasileiro (s): passaporte, RG, CPF, carteira de identidade profissional ou CNH;
  • Documento comprobatório da nacionalidade brasileira do (s) cônjuge (s) brasileiro (s): certidão de nascimento, passaporte, ou certificado de naturalização;
  • No caso de cônjuge estrangeiro (a), passaporte ou documento de identidade válido e certidão de registro de nascimento, emitidos por órgão local competente;
  • No caso de cônjuge estrangeiro, declaração, assinada perante a Autoridade Consular ou com firma reconhecida perante as autoridades locais, da parte estrangeira de que nunca se casou e se divorciou de um (a) brasileiro (a) antes do atual casamento;
  • No caso da existência de casamento anterior de qualquer dos cônjuges, deve-se apresentar: se divorciado, certidão de casamento com averbação de divórcio, ou se viúvo, certidão de óbito;

A certidão original de casamento internacional, deve ser previamente legalizada pela Repartição Consular da jurisdição competente, e ainda, todos os documentos mencionados devem ser originais ou cópias autenticadas, acompanhados de cópias simples.

Curiosidade: o brasileiro que casa no exterior, passa a ter o estado civil de casado, e não poderá, portanto, ao retornar ao Brasil, casar novamente com outra pessoa sem antes providenciar o devido divórcio. 

Caso se declare solteiro, incorrerá na prática de crime de falsidade ideológica (art. 299, Código Penal). E se ele se casar? Se se casar novamente, omitindo seu matrimônio internacional, cometerá o crime de bigamia (art. 235, Código Penal).

Um cartório pode emitir certidão feita em outro cartório em Cordilheira Alta/SC?

Antes, é preciso dizer que a Certidão de Casamento não tem prazo de validade. Entretanto, pode ser substituída por uma nova caso o estado de conservação do documento seja inaceitável, ou em caso de perda, furto ou roubo. 

Para tanto, não é necessário apresentar qualquer justificativa para o requerimento da 2ª via, mas, para esse procedimento haverá a cobrança de uma taxa que varia de estado para estado.

A 2ª via da Certidão de Casamento deve ser solicitada necessariamente no mesmo Cartório de Registro Civil onde foi feita a primeira via do documento - ou seja, onde a pessoa casou-se. Caso não seja possível ir até o local, ou caso não se saiba onde fica, é possível fazer a solicitação online da 2ª via da Certidão de Casamento.

Eu preciso da minha certidão de nascimento para casar?

Depois que os noivos escolhem o regime de bens, o próximo passo é comparecer até o cartório de Registro Civil na cidade de Cordilheira Alta/SCe providenciar os documentos exigidos para a habilitação do casamento civil. A documentação varia conforme o estado civil do casal. 

A certidão de nascimento só é imprescindível na hipótese de casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC entre pessoas até então solteiras. Nos demais casos ela não é tão necessária. Vejamos alguns exemplos:

Solteiro:
RG e CPF original do casal;
certidão de nascimento de ambos;
comprovante de residência.

Divorciado:
RG e CPF original do casal;
certidão de casamento contendo o devido registro do divórcio;
cópia da carta de sentença atestando o divórcio;
comprovante de residência.

Viúvo:
RG e CPF original do casal;
comprovante de residência na cidade de Cordilheira Alta/SC;
certidão do casamento anterior;
cópia do Formal de Partilha;
certidão de óbito comprovando o falecimento do cônjuge.

Casamento religioso católico:
certidão de batismo do casal;
RG e CPF do casal;
comprovante de residência;
transferência de Paróquia ou Instrumento Canônico;
certificado do Curso de Noivos.

Como fazer Atualização de Certidão de Nascimento para Casamento no Civil em Cordilheira Alta/SC?

A emissão de nova certidão de nascimento pode ser necessária em diversas situações da vida, tais como: nos casos em que ela foi perdida; se a original estiver danificada ou ilegível pelos efeitos do tempo; para emitir cédula de identidade; para casamento etc.

Para solicitar a segunda via da certidão de nascimento é preciso primeiro identificar o local onde o indivíduo interessado nasceu. Isso porque, o documento deve ser necessariamente requerido no cartório em que o indivíduo foi registrado.

Feito isso, é preciso comparecer perante o tabelião, fazer o requerimento e pagar uma taxa, com valor variável de acordo com o estado em que o pedido foi realizado

Dica de como simplificar esse procedimento: muitas pessoas não têm disponibilidade para comparecer ao cartório, não moram mais em seu estado de origem ou, ainda, preferem evitar filas e burocracias.

Nesses casos, é  possível emitir a certidão de nascimento atualizada pela internet, o que torna o processo muito mais ágil. Mais: nesta hipótese o envio pode ser feito, até mesmo, para o interessado que mora no exterior.

Como solicitar uma certidão de casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC digital?

É possível emitir Certidão de Casamento Digital, pela internet, tudo de maneira simples e prática, sem precisar sair de casa para tanto. Para fazer isso, basta seguir os seguintes passos:

Acesse na internet a página do Cartório onde deseja realizar tal ato;

  • Informe o tipo de Certidão desejada;
  • Selecione a forma de envio;
  • Depois, informe a cidade, estado e o cartório de seu registro;
  • Informe os dados na Certidão na cidade de Cordilheira Alta/SC a ser solicitada.
  • Por fim, basta apenas realizar o pagamentos das taxas cobradas e indicar o endereço de entrega do documento.

Mas para isso é necessário observar se o Cartório na cidade de Cordilheira Alta/SC, no qual você deseja solicitar essa certidão, oferece a possibilidade de requerê-la por meio online. 

Se ele não disponibilizar o serviço online, a solução vai ser encontrar um cartório que trabalhe com correspondentes que possam tirar essa certidão física e disponibilizar essa certidão depois de maneira online para o interessado.

Como tirar certidão de casamento com averbação de divórcio online?

Sempre que ocorrer alguma modificação ou cancelamento na certidão de casamento original, como por exemplo divórcios e/ou falecimento de um dos cônjuges, será necessário registrar tal fato por meio da averbação.

Importante alertar duas coisas aos interessados:

(i). a certidão de casamento averbada deve ser registrada obrigatoriamente no mesmo cartório onde a declaração original foi emitida; as segundas vias, por sua vez, podem ser requeridas no cartório online.

(ii). a averbação não pode ser realizada por meio virtual, sendo necessários de deslocar e comparecer ao cartório físico; as segundas vias, após a certidão de casamento averbada, podem ser solicitadas via online.

Pois bem, para realizar a averbação, é preciso ir até o cartório de registro civil com a documentação que comprova a mudança, como sentença de divórcio, retificação etc.

Depois, basta requerer seja realizada a averbação e, depois, se for o caso, pedir uma certidão atualizada, o que pode ser feito inclusive de maneira online. Este é o procedimento para  tirar uma certidão de casamento com averbação de divórcio, inclusive  online.

Como emitir certidão divórcio? É possível pedir a mudança do nome?

Apesar de popularmente conhecida como certidão de divórcio, em verdade, esse documento nada mais é do que uma certidão de casamento com averbação do divórcio.

O procedimento para o divórcio na cidade de Cordilheira Alta/SC pode ser feito em cartório ou judicialmente, depende do caso.

O divórcio feito em cartório na cidade de Cordilheira Alta/SC passou a ser possível a partir de 2007 com a Lei 11.441. É um processo bem mais simples, seguro e rápida. Para a sua realização basta o consenso entre as partes, e que o casal não possua filhos menores ou incapazes.

Nos dois casos a presença do advogado é obrigatória. É ele quem vai elaborar e levar ao cartório petição informando a vontade dos interessados no divórcio. No mesmo ato, ele vai juntar a documentação do divórcio e agendar uma data para a assinatura das escrituras.

Na data agendada, o oficial do cartório realiza a leitura da escritura na cidade de Cordilheira Alta/SC para as partes na presença do advogado e, ainda, confere a manifestação de vontade de ambos. Por fim, acontecem a assinatura e a emissão da certidão de divórcio.

Como tirar certidão de casamento com averbação de óbito na cidade de Cordilheira Alta/SC online?

Sempre que ocorrer alguma modificação ou cancelamento na certidão de casamento original, é necessário registrar tal fato por meio da averbação. Para realizar a averbação, é preciso ir até o cartório de registro civil com a documentação que comprova a mudança.

Depois, basta requerer seja realizada a averbação e, depois, se for o caso, pedir uma certidão atualizada na cidade de Cordilheira Alta/SC, o que pode ser feito pela internet.

Precisa da certidão de casamento atualizada para passaporte?

Sim! Para tirar o passaporte o interessado precisa levar CPF e documento de identidade, que pode ser o RG, habilitação ou Carteira de Trabalho. Caso tenha mudado de nome, deve levar  também a Certidão de Casamento. 

Onde fica o número da certidão de casamento civil?

No novo modelo de certidão de nascimento na cidade de Cordilheira Alta/SC, o número da certidão (também chamado de matrícula) deve aparecer logo abaixo do nome completo da pessoa registrada, sendo bem fácil de encontrar. Não tem erro: basta procurar por "matrícula" no documento.

Na matrícula, o número do livro corresponde ao 16º, 17º, 18º, 19º e 20º número da matrícula. Já o número da folha corresponde ao 21º, 22º e 23º números.

Como encontrar uma certidão de casamento antiga?

A Central Nacional de Informações do Registro Civil Nacional, regulamentada pelo Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça, permite ao cidadão efetuar buscas de registros de nascimentos, casamentos e óbitos em todos os cartórios do Estado.

Dessa forma, há duas opções para encontrar uma certidão de casamento antiga:

- procurar o cartório de registro civil mais próximo e solicitar uma pesquisa;

- solicitar a certidão pela internet: por meio do Site Oficial dos Cartórios do respectivo Estado.

Quais documentos são necessários para segunda via de certidão de casamento?

Para solicitar a segunda via da certidão de casamento, são necessários os seguintes documentos:

  • - 2ª Via de Certidão de Nascimento, com o  nome do registrado, filiação e a data de nascimento)
  • - 2ª Via de Certidão de Casamento, com o nome dos contraentes (marido e mulher).
  • - 2ª Via de Certidão de Óbito é necessário: O nome do falecido, filiação e a data do Óbito

Em alguns casos específicos, também podem se fazer necessárias informações complementares, tais como: o Livro, Folhas e Termo do Registro (se possível); Cartório onde foi feito o Registro etc.

Qual diferença entre certidão de Breve relato e Inteiro teor na cidade de Cordilheira Alta/SC?

As certidões podem ser emitidas de duas maneiras: em breve relato ou em inteiro teor.

A certidão em breve relato contém as informações básicas sobre o indivíduo, como a data de nascimento, escrita por extenso; hora e local do nascimento; filiação; nome dos avós, maternos e paternos; data do registro e número da declaração de nascido vivo.

Já a certidão em inteiro teor, seja de nascimento, casamento ou óbito, tem como objetivo proporcionar informações completas acerca dos dados dispostos no livro de registro, também conhecido como “livro de assento”. 

Para que serve certidão Apostilada em Haia na cidade de Cordilheira Alta/SC?

Apostila é uma autenticação emitida nos termos da Convenção de Haia que garante a procedência de um documento público nacional para ter validade e eficácia no exterior, eliminando o procedimento complicado e demorado de legalização complicado.

A certidão de casamento apostilada na cidade de Cordilheira Alta/SC pode facilitar no procedimento para obtenção de cidadania estrangeira, bem como em processos de participação de determinadas empresas em concorrências de cunho internacional.

Como tirar Certidão com Tradução Juramentada na cidade de Cordilheira Alta/SC?

Já dissemos aqui que o casamento de brasileiros ou de um casal em que um seja brasileiro no exterior pode ser registrado no Brasil. O primeiro passo desse processo é a legalização do casamento no consulado.

A segunda etapa para que o casamento tenha valor legal deve ser feita já em território brasileiro: o registro consular de casamento. O procedimento mais usual é que esse registro tenha que ser traduzido para o português por um Tradutor Público Juramentado.

Se houver Pacto Antenupcial, para que tenha validade no Brasil, esse documento também precisa ser legalizado no consulado e traduzido por um Tradutor Juramentado para que seja então registrado em cartório brasileiro.

Onde tirar certidão negativa de casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC no Brasil?

Em quase todas as naturezas de cartórios, existe a possibilidade de ser emitida uma certidão negativa ou nada consta de uma busca que se originou nos livros do cartório.

A certidão negativa é um documento que formaliza a informação que nada consta na busca nos arquivos do cartório indicado.

Quanto custa a segunda via da certidão de casamento?

O valor da segunda via atualizada vai variar de preço conforme o tipo, ano e Estado do registro, assim como as formas de pagamento e entrega.

Um cartório na cidade de Cordilheira Alta/SC pode emitir certidão de casamento feita em outro cartório?

A 2ª via da Certidão de Casamento deve ser solicitada necessariamente no mesmo Cartório de Registro Civil onde foi feita a primeira via do documento - ou seja, onde a pessoa casou-se. 

Como encontrar uma certidão de casamento antiga na cidade de Cordilheira Alta/SC?

Através da Central Nacional de Informações do Registro Civil Nacional, regulamentada pelo Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça. Ela permite ao cidadão efetuar buscas de registros de nascimentos, casamentos e óbitos em todos os cartórios do Estado.

Certidão de casamento atualizada sai na hora?

De um modo geral, o cartório tem o prazo de cinco dias úteis para emitir a certidão e realizar o envio.

Qual valor da segunda via da certidão de casamento?

O valor da segunda via atualizada vai variar de preço conforme o tipo, ano e Estado do registro, assim como as formas de pagamento e entrega.

Certidão de casamento tem validade?

A Certidão de Casamento original, 1ª via, não tem prazo de validade.

Como consultar certidão de casamento grátis online?

É possível tirar a segunda via da Certidão de Casamento pela Internet. No site oficial do Registro Civil brasileiro, o usuário consegue obter online também os registros de nascimento e óbito.

Onde ver o número na certidão de casamento?

O número da certidão, também chamado de matrícula, deve aparecer logo abaixo do nome completo da pessoa registrada

Onde ver o livro na certidão de casamento?

Na matrícula, o número do livro corresponde ao 16º, 17º, 18º, 19º e 20º número da matrícula.

Onde ver a matrícula na certidão de casamento na cidade de Cordilheira Alta/SC?

A matrícula fica logo abaixo do nome.

Quem pode pedir segunda via de certidão de casamento?

Pode ser solicitada por qualquer pessoa mediante o pagamento da Taxa.

Certidão de casamento atualizada pode ser em qualquer cartório na cidade de Cordilheira Alta/SC?

Sim! Ela deve ser solicitada em qualquer Cartório de Registro Civil onde foi feita a primeira via do documento.

Quanto tempo demora para tirar segunda via de certidão de casamento?

De um modo geral, o cartório tem o prazo de cinco dias úteis para emitir a certidão e realizar o envio.

Legislação:
Código Civil
Lei 11.441/2007
Código Penal

EMITIR CERTIDÃO ONLINE

 

Emita a 2ª via de certidão online:

Escolha outro Estado: