Clientes emitindo agora.

COVID-19: O Governo limitou o atendimento presencial nos cartórios.
O atendimento está sendo preferencialmente Online.

Faça o seu pedido

Tire Suas Dúvidas Sobre a Certidão de Antecedentes Criminais Estadual

As Certidões Negativas se tratam de Certidões emitidas com o objetivo de comprovar a regularidade de uma pessoa com determinado órgão.

Sendo as Certidões Negativa podem ser várias, como a Certidão Negativa de Dívida Ativa, Certidão Negativa de Débitos Estaduais e as Certidões que informam sobre os Antecedentes Criminais de alguém.

A Certidão Negativa Criminal tem como objetivo geral informar que uma pessoa não tem crimes registrados no seu nome.

Ela pode ser emitida pela esfera Federal ou Estadual, onde cada órgão competente é responsável por fazer esta emissão.

Você deseja uma Certidão que comprove sua regularidade com a Justiça Estadual? É dela que vamos falar nesse artigo, mas antes de entrar de fato nesse assunto, você o que compete à Justiça Estadual?

O que é a Justiça Estadual?

A Justiça Estadual em conjunto com a Justiça Federal compõe o que é chamado de Justiça Comum.

Além da Justiça Comum existe ainda um outro tipo de jurisdição chamado de Justiça Especializada. Esta Justiça é constituída pela Justiça Eleitoral, do Trabalho e Militar.

Cabe à Justiça Estadual julgar casos que não sejam das competências dos demais segmentos, ou seja, casos que não sejam relacionados à Justiça Federal, Militar, do Trabalho ou Eleitoral.

A Constituição prevê que cada Estado tem a responsabilidade de organizar a sua própria Justiça Estadual, sendo assim, ela se encontra presente em todas as Unidades da Federação.

A maior parte dos casos que chegam ao Judiciário chegam até a Justiça Estadual, porque ela se encarrega de questões mais comuns na vida das pessoas, tanto na área civil como criminal.

Um estudo do Conselho Nacional de Justiça mostrou que por volta de 69% dos magistrados que trabalham na Justiça trabalham na esfera Estadual, representando assim um gasto de 55% de todo Poder Judiciário.

Como funciona o Poder Judiciário Estadual?

Para entender como funciona o Poder Judiciário Estadual é necessário primeiro olhar do ponto estrutural. Dessa forma, a Justiça Estadual é dividida em duas instâncias ou graus.

O primeiro grau é composto pelos juízes de Direito, as varas, os fóruns, o Júri, os juizados especiais cíveis e criminais e suas turmas recursais.

O primeiro grau é ainda chamado por alguns juristas como a “porta de entrada” de um caso na Justiça.

O Júri é responsável por fazer o julgamento de crimes dolosos que foram praticados contra a vida.

Já os juizados especiais são responsáveis pelos procedimentos como conciliação, processamento e causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo.

Entram nesses casos por exemplo um processo desencadeado devido a compra de um produto defeituoso ou ameaça e lesão corporal culposa.

As turmas recursais, que são compostas por juízes, são responsáveis por julgar os recursos apresentados contra decisões dos juizados especiais.

A segunda instância ou segundo grau é representado pelos Tribunais de Justiça. Ele é composto por magistrados que são denominados desembargadores.

Dentre algumas funções da segunda instância estão fazer o julgamento de recursos colocados contra as decisões feitas pelo primeiro grau.

Existe um grande problema que é de conhecimento de todos. Tanto é que quando uma pessoa deseja mover um processo contra alguém acaba por desistir sabendo a grande demora que enfrentará.

A Justiça Estadual não se encontra diferente, existe uma grande quantidade de processos atrasados e congestionados que fazem com que um processo tramite por longos meses até que seja resolvido.

Pensando nisso, a Justiça institui a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição na Justiça brasileira.

Entre algumas metas dessa política estão uma gestão melhor, adequação orçamentária e equalizar a força de trabalho proporcionalmente à demanda de trabalho.

O que é Certidão Negativa Criminal Estadual?

Sabendo agora como funciona a Justiça Estadual ficará mais fácil entender o que é a Certidão Negativa Criminal da Justiça Estadual.

Ela nada mais é do que o documento que comprova que não existem processos criminais abertos em nome da pessoa buscada tramitando nos órgãos da JE.

A emissão da Certidão Negativa comprova a regularidade, mas caso ela não seja emitida de forma negativa, poderá ser positiva.

Isso significa que a pessoa possui processos ou pendências com a Justiça que ainda estão tramitando ou não foram julgados.

A emissão dessa Certidão traz uma segurança por exemplo no momento de contratação de um novo funcionário, pois comprova que essa pessoa tem boa índole.

Qual a diferença entre Certidão Criminal Estadual de 1 e 2 Grau?

Como você já aprendeu no tópico acima, a estrutura da Justiça Estadual é feita de duas formas diferentes, em primeiro e segundo grau.

O primeiro grau diz respeito a processos que estão tramitando em varas, fóruns e juizados. Já os processos que estão sendo julgados nos tribunais são os de segundo grau.

No momento em que você for selecionar a sua Certidão, você deverá em qual instância deseja realizar a emissão, sabendo que se tratam de dois órgãos diferentes.

Porém a emissão utilizará o banco de dados dos Tribunais Estaduais para fazer a Certidão.

Como tirar a Nada Consta Criminal Estadual?

Para fazer a emissão dessa Certidão será necessário que você informe alguns dados e ela poderá ser emitida de forma totalmente on-line.

Os dados são:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • RG;
  • Data de nascimento;
  • Profissão;
  • Nome da mãe.
  • Neste momento também será necessário você informar se a certidão a ser emitida será de primeira ou segunda instância.
  • Outra informação que também é necessário informar é se deseja receber a Certidão através de e-mail em PDF ou física na sua casa através dos correios.

O que é Certidão de Distribuição Cível e Criminal Estadual?

A Justiça Estadual divide seus processos em dois tipos, processos civis e processos criminais.

Os processos cíveis são aqueles que envolvem conflitos que pertencem às áreas da família, direito sucessório, obrigacional ou real.

Já os processos criminais dizem respeito àqueles que competem ao Direito Criminal julgar.

Sendo assim, por se tratarem de dois tipos de processos diferentes, duas Certidões diferentes são emitidas.

Onde tirar Certidão Cível e Criminal Estadual?

A era digital veio para facilitar a comunicação das pessoas, mas também facilitou a vida de todos com a possível resolução de problemas de forma completamente online.

Para fazer a emissão da Certidão Cível ou Criminal da Justiça Estadual, basta entrar no site do Sistema Federal e solicitar este serviço.

Qual a validade da Certidão de Antecedentes Criminais Estadual?

A Certidão de Nada Consta Criminal Estadual tem o prazo de validade de 90 dias a partir da data de emissão.

Por ser uma Certidão muito importante e com o prazo de validade relativamente curto, assim que necessário você pode solicitar pela emissão de uma via atualizada quando necessário através do nosso site.

Quando vou usar essa Certidão?

  • Para assumir cargos públicos;
  • Para tirar o porte de armas;
  • Para assumir empregos que envolvem segurança pública.

Conclusão

Comprovar que você é uma pessoa que vive de acordo com a lei sempre traz benefícios. A Certidão Negativa Criminal é exatamente esse documento.

Ela comprova que você está em regularidade com a Justiça Estadual no que diz respeito a processos criminais.

Se você precisa fazer a emissão dessa e de outras Certidões basta fazer a solicitação e aguardar poucos dias para que seu documento esteja pronto.

O nosso site é confiável?

Não tenha dúvidas, nosso site é confiável e responde todas as suas dúvidas, além de reembolsar qualquer serviço errado ou que não tenha sido como esperado.

Receberei a Certidão Negativa?

Se não ocorrer nenhuma divergência, sim, a Certidão Negativa será enviada. Se houver algum problema com a emissão, o cliente receberá o aviso de certidão positiva.

No caso de recebimento de aviso de Certidão Positiva?

Quando não for possível a emissão da certidão negativa, por algum motivo, a empresa enviará uma orientação de como proceder para que ocorra a emissão da certidão negativa.
Depois de resolvidos as pendências junto aos órgãos, a empresa emitirá novamente a certidão negativa.

Porque não consigo emitir Certidão Negativa?

Existem vários motivos:

  1. 1. O cliente está com inconsistência no cadastro junto ao órgão responsável;
  2. 2. Pendências diversas junto aos órgãos ou tribunais.
  3. Ou seja, a certidão pode ser emitida apenas se a situação do cliente estiver quite junto aos órgãos públicos. Por isso, a emissão da certidão é de inteira responsabilidade do solicitante.

Recebi o aviso de Certidão positiva, e agora?

Caso, a certidão não seja emitida por problemas do cliente juntos aos órgãos a empresa procederá de duas maneiras:

  1. 1. Enviará os motivos da não emissão;
  2. 2. Fará o assessoramento junto ao cliente para que o mesmo resolva as divergências ou débitos;
  3. 3. Fará a emissão novamente.

A Certidão tem validade em todo território nacional?

Sim.

Como vou receber o documento?

O formato desta certidão é apenas eletrônico. Sendo entregue apenas no formato digital. Enviado para seu email.

A Certidão Negativa Criminal Estadual é de gratuita?

Sim. Os órgãos públicos emitem a certidão de graça. Cobramos pelos serviços prestados para emissão de sua certidão – a certidão é gratuita se for solicitada diretamente no órgão do governo. Vendemos o serviço de emissão da certidão.

E porque esta certidão é cobrada pelo Sistema Federal?

Porque emitimos a mesma com rapidez e facilidade. Então, o pagamento é para que você não tenha trabalho e custos de deslocamentos aos órgãos públicos para emiti-la.
Assim, o valor cobrado é muito barato comparado ao custo x benefício de obtê-la com rapidez e sem sair de casa.

Qual o prazo para entrega da Certidão Negativa Estadual?

A sua emissão é feita no mesmo dia, podendo ser enviada para seu email dentro de 1 a 3 dias. Mas, a maioria é feita no prazo de 24 horas. Caso haja demora na emissão é em decorrência de problemas de atendimento dos órgãos públicos que emitem a mesma

Qual o preço desta certidão Negativa criminal CJF?

O preço está atualizado dentro do sistema quando você faz o pedido da certidão.

Para que serve a certidão negativa criminal CJF?

Para assumir cargos públicos; Para tirar o porte de armas; Para assumir empregos que envolvem segurança pública.

O site é confiável?

O Sistema Federal é um site extremamente seguro e confiável. Já possui mais de 20 mil certidões emitidas, com um sistema de atendimento on-line e um acompanhamento do pedido excepcional. O site é protegido por um sistema que mantém informações e dados longe de vírus e fraudes.

De que forma é feita às solicitações da certidão no Sistema Federal?

As nossas solicitações são efetuadas através de sistemas interligados diretamente ao cartório de origem, tribunais e com os órgãos responsáveis.

E se eu não receber o serviço por algum problema?

É necessário que o cliente envie um email para o atendimento@sistemafederal.com.br solicitando o reembolso. Depois de analisar se a certidão não foi entregue será providenciado o reembolso. O valor pago será reembolsado descontando a taxa de 49,90 correspondente ao serviço de busca que foi iniciado no Sistema.

As certidões emitidas pelo Sistema Federal são aceitas em qualquer órgão?

Sim. Nossas Certidões são emitidas com uso dos bancos de dados dos Cartórios de Origem, Tribunais de Justiça e também pelos órgãos responsáveis. Desta forma sua Certidão é reconhecida como válida e aceita em qualquer órgão.

É possível realizar o cancelamento do pedido da certidão?

Depois que a certidão foi emitida não é possível realizar o cancelamento da certidão. O prazo de estorno será de 5 dias úteis após a data da solicitação.

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega para certidão digital é de 05 a 07 dias úteis. No entanto, o prazo poderá ser prorrogado para 30 dias nas seguintes situações:

  1. Os dados são informados de forma errônea/incorreta ou incompleta.
  2. Registro com datas anteriores ao ano de 1950.
  3. Certidão não registrada na Serventia informada.
  4. Serviço de busca pelas Serventias da cidade.

A certidão mais simples de conseguir e a mais completa de todas!

A minha certidão chegou completa e atualizada com todas as informações que eu precisava.

Recebi um serviço ótimo!

Estava precisando muito para assumir um cargo e graças ao Sistema Federal foi possível.

Consegui tirar a certidão pelo meu celular!

Eu entrei no Sistema Federal pelo celular mesmo e consegui solicitar a certidão.

Atualizada, segura e em pdf! Impressionante!

Depois que solicitei aqui no Sistema Federal ela chegou em pouquíssimo tempo no meu e-mail, em formato pdf e totalmente atualizada!

Muito rápido!

Entrei em contato com o atendimento e recebi a certidão em poucos dias no meu e-mail e na minha casa!