Perguntas Frequentes

1. Para que serve a certidão Física (em papel)?

A certidão física é emitida e enviada pelos correios para sua residência. Esta é uma certidão original impressa em papel. Ela poderá ser fotocopiada e autenticada.

2. Para que serve a certidão Digital (eletrônica)?

A certidão digital é um documento eletrônico em arquivo PDF que é enviado para o seu e-mail. Esta modalidade foi criada para órgãos públicos e instituições privadas que exigem/aceitam o uso da certidão digital.
Obs.: Se você imprimir a certidão digital, ela não terá validade de original, é apenas uma cópia.

3. Posso solicitar uma certidão de outro Estado?

Sim. Você pode solicita certidão em qualquer estado do Brasil.

4. Qualquer pessoa pode solicitar a certidão para mim?

Sim. Qualquer pessoa pode requerer a emissão do documento.

5. Preciso atualizar a certidão de Nascimento para me casar?

Sim! Os cartórios de registro civil, por lei, exigem documento de Certidão de Nascimento emitido nos últimos 90 dias anteriores à data do casamento. Certidões emitidas há mais tempo não são aceitas.

1. Qual o prazo de entrega da Certidão em formato Eletrônico?

De acordo com as normas o prazo previsto em lei para emissão da certidão digital é de 6 dias úteis.
ATENÇÃO: A entrega é feita no e-mail do cliente. Confira atentamente o e-mail no momento do preenchimento.

2. Qual o prazo de entrega da Certidão em formato Físico (Papel)?

  a) Quando o cartório de origem da certidão é na cidade onde o cliente mora:
      -Fase de busca: 7 dias;
      -Fase de envio: De 5 a 10 dias.

  b) Quando o cartório de origem da certidão NÃO é na cidade que o cliente mora: De 10 a 24 dias:
      -Fase de busca: 7 dias;
      -Fase de envio: De 10 a 20 dias.

ATENÇÃO: A entrega é feita via Correios, portanto confira atentamente o seu enderço e preencha todos os detalhes (CEP, Nome da Rua, Número do lote, Número do apartamento, complento, Andar, Bairro, etc.)

3. Posso solicitar uma certidão de outro Estado?

Sim. É possível solicitar certidão em todo os estados do Brasil.

4. Posso solicitar o envio de Certidão para o Exterior?

Sim. Temos filiais no exterior pronto para realizar este trabalho. Entre em contato pelos telefones. Portugal +351 308 808 016 ou Estados Unidos +1 929-239-3238.

5. Porque em alguns casos existe a demora para localizar a certidão?

Caso os dados fornecidos estejam errados ou incompletos, a forma de localizar a certidão é manualmente. Desta forma o período de busca estende-se até encontrá-la. Por isso, é de suma importância o preenchimento completo de todos os dados pedidos.

1. Quando posso solicitar cancelamento?

Pode ser solicitado antes do processo de busca da certidão. No período de 24 horas contados da realização do pedido.

2. O que significa o status “Rejeitada”?

O status de certidão “Rejeitada” significa que a certidão não foi localizada no cartório de origem informado (isso acontece por fornecimento de informações erradas ou insuficientes).
Neste caso, nós solicitamos novamente os dados da sua certidão para confirmação.
Obs.: O prazo de busca reiniciará após atualização dos dados efetuada pelo cliente.

3. Quando não é possível o solicitar o reembolso?

Se sua certidão já estiver emitida e em processo de emissão não será possível a devolução do dinheiro pago. Pois, as taxas cartoriais necessárias à já terão sido pagas.

4. O que é pagamento de Averbação?

Caso sua certidão contenha alguma averbação, será cobrado o valor das custas geradas pelo cartório de origem.
Obs.: O pagamento é feito apenas por boleto. E o mesmo é enviado ao solicitante via email.

5- Quando é descontado o valor da taxa de cancelamento?

o valor da taxa de 49,90 corresponde ao serviço de emissão que foi iniciado no Sistema.