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Tudo o que Você Precisa Saber Sobre como Tirar Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do Imóvel Atualizada

O que é Matrícula Atualizada do Imóvel Online?

A matrícula do imóvel se trata do número que é gerado individualmente para cada imóvel no Cartório de Registro de Imóveis com uso da Escritura do Imóvel.

A matrícula do imóvel são registradas todas as ações jurídicas que envolvam a posse. Esses novos registros se chamam de averbações.

As averbações dos imóveis podem ser demolição, construção, Habite-se, conclusão de obra, compra e venda, penhor, pacto antenupcial, inventário, entre outros.

A matrícula possui os dados dos proprietários atuais e passados no imóvel.

Matrícula do imóvel, onde conseguir?

A matrícula do imóvel é gerada no momento em que o registro do imóvel é feito no Cartório de Registro de Imóveis.

Para ter o número da matrícula, basta que você solicite a emissão da Certidão de matrícula, e com este número você poderá fazer a consulta de todos os dados do imóvel registrados em Cartório.

Onde fica a matrícula do imóvel na escritura?

Matrícula e escritura de imóvel são duas coisas distintas. A matrícula do imóvel é como a Certidão de Nascimento dele, contém todas as informações registradas através de um número único.

Já a escritura dá a pessoa que está em posse dela o direito ao uso da terra. Ela vai conter o nome do proprietário. Ela é o documento que oficializa um trato feito entre as duas partes.

Sendo assim, para ter a matrícula do imóvel você precisará da Certidão de Matrícula do imóvel.

Quanto Custa para Fazer Averbação na Matrícula do Imóvel?

O valor referente a averbação na matrícula de um imóvel pode variar dependendo se a averbação for com valor declarado ou não.

A averbação que for com o valor declarado será proporcional ao valor do imóvel, podendo variar de Estado para Estado.

Nos casos em que a averbação não apresente valor declarado ela pode possuir um custo fixo, sendo normalmente destinada a mudanças mais simples como estado civil e entre outros.

O que é a Certidão de Matrícula de um imóvel?

Assim como um bebê ao nascer precisa ser registrado, assim também os imóveis precisam de um registro.

O registro é feito através da Certidão de Matrícula, que mostra todos os dados do imóvel. Inclusive, quem é o proprietário.

É uma certidão essencial, por isso para evitar maiores dores de cabeça, faça a emissão da sua de forma segura e simples.

Ao comprar um novo imóvel, o comprador deve exigir a certidão para comprovar que a propriedade pertence a ele.

Não existe segredo nessa certidão, a sua importância é muito clara. Os bancos, por exemplo, solicitam a certidão para fazer financiamentos.

Como Consultar a Matrícula do Imóvel Online Gratis?

A simples consulta da matrícula atualmente pode ser feita de duas formas. A primeira é indo até o Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel foi registrado e realizar a busca.

A outra maneira de fazer esta consulta é através de um portal eletrônico que alguns Estados possuem, onde a pesquisa é feita de maneira eletrônica.

A ANOREG, Associação dos Notários e Registradores do Brasil é uma organização que visa promover a especialização e representatividade da classe perante a justiça.

Dentre os portais eletrônicos disponíveis para consulta estão o Portal CRI. O Portal da Central de Registro de Imóveis é um Portal de acesso à informação de matrículas de imóveis no RS e MG.

Já o SREI, Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, foi instituído pelo CNJ como uma ferramenta para facilitar a troca de informações entre os Cartórios, o Poder Judiciário e a população.

Para pedir consulta ao Sistema SREI será necessário informar seu CPF ou CNPJ para fazer a pesquisa de bens ou então informar a matrícula do imóvel para fazer a verificação.

Existe ainda a ARISP, que é a Associação de Registradores de Imóveis de São Paulo. Para fazer a pesquisa de bens na ARISP ou até mesmo fazer a emissão de certidão digital você precisará informar seus dados pessoais.

A Central RISC é a mantida pelo Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina para possibilitar que as ações que são feitas presencialmente nos cartórios possam ser feitas de forma online.

Como Tirar Certidão Atualizada de Inteiro Teor da Matrícula?

A primeira via da Certidão pode ser emitida diretamente no Cartório de Registro de Imóveis logo depois do registro do imóvel.

Após a primeira emissão, assim que necessário a segunda via pode ser emitida no Sistema Federal apenas com algumas informações sobre o imóvel.

Os dados necessários para realizar este serviço são o número da matrícula e os dados do Cartório (Estado, cidade e nome) onde o imóvel foi registrado.

Além disso, você pode solicitar que a sua Certidão ou seja encaminhada até o seu endereço através dos correios, ou então solicitar pelo formato eletrônico.

Qual a validade da minha Certidão?

A validade da certidão é de 30 dias, o prazo foi regulamentado pelo decreto 93.240/86, o qual regulamenta a Lei Federal 7.433/85.

Levando em consideração que a certidão de matrícula com ônus e ações precisa constantemente ser atualizada, se explica o prazo curto de validade.

No Sistema Federal, a certidão solicitada é atualizada e completa, todos os dados e informações do imóvel são recentes e atuais.

Como tirar a Segunda Via?

Pela internet com facilidade,sua nova Certidão chega rapidamente e ainda com todas as informações sem que você tenha que sair de casa.

Se você perdeu a via original da sua matrícula, se ela está com alguma rasura ou há necessidade de alterar alguma informação, não perca tempo.

Não tem problema nenhum em precisar tirar uma nova via, principalmente para um financiamento ou para passar o imóvel para frente.

O que é Inteiro Teor da Matrícula?

A matrícula de imóvel com inteiro teor é a que contém todas as informações narradas.

A Certidão de Inteiro Teor ou Certidão Narrativa é a que traz uma reprodução integral de todos os dados do imóvel.

A vantagem de se ter uma matrícula completa do seu imóvel é que todas as informações que você precisar do seu imóvel estarão ali atualizadas e com a validação da prefeitura.

O que é Certidão de Inteiro Teor com Ônus e Ações?

Na Certidão de Matrícula com Ônus e Ações é possível analisar a existência de empecilhos no registro.

Através dela também conseguimos comprovar que não há nenhuma inconformidade no imóvel. Além de que é possível fazer uma averbação.

Como citado acima, a averbação é uma alteração para formalizar os detalhes alterados que estavam com erro na primeira via da certidão.

Não somente na primeira via. Se foi feita uma mudança em alguma informação do registro ou da titularidade, é feita uma averbação.

Como sabemos é essencial que o documento do seu imóvel esteja todo completo porque ele é que oficializa o negócio e mostra que o bem tem um dono.

Quando temos esse documento de forma completa temos uma segurança maior, o imóvel além de ter dados atualizados, tem seu registro assegurado.

Ao fazer a solicitação da Certidão de Matrícula, é ideal se assegurar de que está fazendo em um lugar confiável e seguro para evitar problemas futuros.

O que é Certidão de Ônus do Imóvel?

A Certidão Negativa de Ônus do Imóvel informa se não existe nenhum tipo de inconformidade com o imóvel.

Por exemplo a verificação se este imóvel foi colocado como garantia em um financiamento ou como promessa de pagamento de uma dívida.

A emissão desta Certidão também é muito importante, pois evita que por exemplo você faça a compra de uma casa que pode ser tomada por conta da dívida de um outro proprietário.

Onde Tirar Certidão de Matrícula com Negativa de Ônus e Alienações?

A segunda via das Certidões pode ser tirada de maneira simples e totalmente online através do Sistema Federal.

O que é valor venal do imóvel?

O valor venal do imóvel é algo importante de saber para que você possa fazer o cálculo exato do valor que você pagará no IPTU.

O valor venal é então determinado pelo preço do imóvel definido pelo poder público. Normalmente dado pela Prefeitura do Município onde ele está localizado.

Conclusão

Não deixe para emitir o seu documento depois, a Certidão de Matrícula assegura o registro do seu imóvel.

Além de tudo, não fazer a matrícula do imóvel pode trazer grandes problemas judiciais, ainda mais se o imóvel estiver em uma disputa.

Em uma disputa, por exemplo, aquele que possui a certidão com o seu nome consegue comprovar o pertencimento do imóvel.

Em resumo, assim como uma criança que nasce precisa de um registro e como um casamento ou um divórcio precisam ser oficializados, assim também acontece quando se adquire um imóvel ou quando uma alteração nas informações é feita!

Quando vou usar esta certidão?

  • Para adquirir usucapião;
  • Para alterações nas informações de imóvel;
  • Para compra e venda de imóvel;

É realmente necessário ter a certidão de matrícula?

A certidão de matrícula é a que oficializa a sua posse da propriedade e assegura que o imóvel é seu. Não ter esse documento pode trazer muitos problemas judiciais e atrapalhar uma disputa por um imóvel.

Quando eu tenho que tirar a segunda via da certidão de matrícula?

Se a sua certidão estiver com algum erro nos dados, você precisa de uma averbação da certidão de imóvel e vai precisar da 2º via, ou se tiver perdido a original ou se esta estiver com alguma rasura, erro ou inconformidade.

O que é ônus e ações na certidão de matrícula?

A certidão de matrícula com ônus e ações é aquela que traz a existência ou a inexistência de irregularidades no registro da matrícula, trazendo maior confiabilidade ao documento.

Certidão narrativa e de inteiro teor são iguais?

A certidão narrativa também é chamada de inteiro teor, nela contemplamos todas as informações e dados que podem estar na certidão e com certeza ela é mais completa.

O que não é o número de matrícula de imóvel?

A matrícula do imóvel deve ter no máximo 6 números e não pode conter letras. A matrícula não é a inscrição no IPTU, nem um número de protocolo e nem o número da escritura pública.Caso você não saiba o número da matrícula do seu imóvel, você pode fazer a busca no nosso site através do endereço.

Como descobrir o número da matrícula do imóvel?

Saber o número da matrícula do seu imóvel é extremamente importante, caso você não saiba faça a busca do número da matrícula pelo endereço aqui no site.

Qual a importância da Certidão de Ônus do imóvel?

A certidão de ônus é o único documento hábil para fundamentar ações judiciais e negócios com imóveis.

Qual a diferença entre matrícula e transcrição?

O termo transcrição e matrícula algumas vezes pode ser confundido, pois se trata da mesma coisa, só que em momentos diferentes. A matrícula se refere ao número do registro do imóvel que foi lavrado após 1976. Antes disso o termo para se referir é transcrição.

O que é a Certidão de Matrícula de Inteiro Teor e Ônus do Imóvel?

Esta Certidão vai apresentar todas as informações respectivas ao seu imóvel, além de pesquisar a presença de ônus real atrelado ao imóvel.

O que inclui na Certidão de Matrícula do Imóvel?

A Certidão de matrícula do imóvel traz informações atualizadas sobre todos os registros feitos no imóvel no Cartório de Registro de Imóvel. Além do mais, a Certidão informará se o imóvel está hipotecado ou foi objeto de alienação fiduciária.

O Sistema Federal que faz a primeira via da Certidão?

Sim, por se tratar de uma certidão que precisa ser emitida com certa frequência a emissão desse documento é sempre em primeira via.

Qual a validade da Certidão de Inteiro Teor e Ônus do Imóvel?

A validade desta certidão é de 30 dias.

A Certidão de Matrícula tem validade em todo território nacional?

Sim, se a Certidão estiver dentro do prazo de validade ela é válida dentro de todo território nacional.

Como vou receber o documento?

A sua certidão pode ser entregue a você de duas formas diferentes, uma é através dos correios quando a sua solicitação for da certidão em papel, e a outra é através do e-mail quando for solicitada no formato digital. Caso você deseje os dois formatos é só informar no momento do seu pedido.

A certidão em papel é igual à original?

Sim, tanto a certidão eletrônica quanto a certidão digital são originais.

Qual a diferença da certidão eletrônica para a de papel?

A única diferença entre as duas é que uma tem o formato físico, impressa em papel e a outra é digital, mas ambas possuem as mesmas informações.

A certidão de matrícula eletrônica pode ser impressa?

Sim, ela pode ser impressa. Exceto nos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Minas Gerais (MG).

A minha certidão rasgou, ela ainda vale?

Documentos que apresentem rasgos ou rasuras não são mais considerados válidos. Por isso, se algum imprevisto como este acontecer, faça a emissão de uma nova via.

Qual o prazo para entrega da Certidão?

O prazo de emissão da certidão é dia 5 dias úteis após o pagamento, porém se você solicitar a certidão em papel poderá demorar mais algum tempo devido à entrega pelos correios.

Qual o preço desta certidão?

O valor da emissão dessa certidão vai variar de acordo com a cidade onde será emitida e também com o formato que você deseja receber, se será digital ou em papel.

Para que serve esta Certidão?

Esta certidão serve para comprovar que um imóvel é seu, para verificar a presença de ônus reais envolvendo o imóvel e também para verificar todas as informações sobre o imóvel que foram registradas em cartório.

Posso emitir a segunda via da certidão em qualquer lugar?

Não caia nessa de achar que em qualquer lugar você consegue emitir a 2º via, o barato pode sair caro e além do mais nem todos os lugares são seguros, vale a pena fazer em um site onde haja confiabilidade e segurança, entre no www.sistemafederal.com.br.

O nosso site é confiável?

O Sistema Federal é um site extremamente seguro e confiável. Já possui mais de 20 mil certidões emitidas, com um sistema de atendimento on-line e um acompanhamento do pedido excepcional. O site é protegido por um sistema que mantém informações e dados longe de vírus e fraudes.

De que forma é feita às solicitações da certidão de nascimento no Sistema Federal?

As nossas solicitações são efetuadas através de sistemas interligados diretamente ao cartório de origem e com os órgãos responsáveis.

E se eu não receber o serviço por algum problema?

O sistema Federal fará reembolso do valor pago, em qualquer caso em que o cliente não receba a certidão solicitada.

As certidões emitidas pelo Sistema Federal são aceitas em qualquer órgão?

Sim. Nossas Certidões são emitidas com uso dos bancos de dados dos Cartórios de Origem e também pelos órgãos responsáveis. Desta forma sua Certidão é reconhecida como válida e aceita em qualquer órgão.

Caso seja solicitada a emissão da certidão, porém as informações não sejam localizadas de nenhuma forma, o valor pago será reembolsado?

Faremos uma busca em todos os cartórios da cidade informada em sua solicitação, caso não tenhamos êxito no processo de busca, o valor pago será reembolsado descontando a taxa de 49,90 correspondente ao serviço de busca que foi iniciado no Sistema.

É possível realizar o cancelamento do pedido da certidão?

Depois que a certidão foi emitida não é possível realizar o cancelamento da certidão. O prazo de estorno será de 5 dias úteis após a data da solicitação.

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega para certidão digital é de 02 a 07 dias úteis. O prazo de entrega para certidão de papel é de 03 a 07 dias úteis. No entanto, o prazo poderá ser prorrogado para 30 dias nas seguintes situações: Os dados são informados de forma errônea/incorreta ou incompleta; Os dados são informados de forma errônea/incorreta ou incompleta. Registro com datas anteriores ao ano de 1950. Certidão não registrada na Serventia informada. Serviço de busca pelas Serventias da cidade. Serventia não faz postagem nos Correios.

A regularização do meu imóvel foi salva pelo Sistema Federal.

Comprei um imóvel em uma cidade litorânea e fiquei bastante tempo sem acompanhar a situação. No final do ano passado eu quis passar o imóvel adiante mas, precisava da certidão da matrícula do imóvel, mas não encontrei. Ao procurar na internet encontrei o Sistema Federal e consegui emitir a certidão por lá sem nem precisar sair de casa.

Quase perdi meu imóvel! A chave foi emitir essa certidão!

u tinha a chave da casa, mas não tinha a certidão de matrícula, logo, não tinha como comprovar que a casa era minha! Me desesperei até que encontrei o Sistema Federal, consegui solicitar a certidão e assegurar que o imóvel estava no meu nome e evitar dores de cabeça, para melhorar a certidão chegou atualizada no meu e-mail.

A certidão online atualizada mais fácil de solicitar que achei!

Já tive problemas solicitando documentos pela internet porque algumas informações vinham erradas, porém, consegui a certidão preenchendo informações muito básicas e no mesmo dia os meus dados foram confirmados para evitar erros no produto final. Simplesmente incrível! A certidão chegou em pouquíssimo tempo no meu e-mail e na minha casa.

Emiti a transcrição de matrícula do meu imóvel pela internet.

O meu imóvel estava sem a transcrição de matrícula, não me lembro se porque eu perdi ou porque o antigo dono não me entregou. Com muita facilidade, fui até o site do Sistema Federal e emiti a certidão de matrícula do imóvel de um jeito muito simples.

Não enfrentei fila de cartório e ainda ganhei um amigo!

Precisava urgente da certidão de matrícula inteiro teor do meu imóvel, fui até ao site do Sistema Federal e consegui solicitar a certidão rapidamente e ainda emiti outras certidões que eu estava precisando. Todas chegaram no meu e-mail alguns dias depois.