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H1: Como tirar a Segunda via da Certidão de óbito

O falecimento de uma pessoa é um momento muito delicado para os familiares e amigos. Ao ir atrás dos documentos obrigatórios podem aparecer muitas dúvidas.

Entre elas é sobre a Certidão de óbito, onde você pode tirar, quais os prazos? Todas essas dúvidas e muitas outras serão respondidas aqui.

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um documento que é emitido pelo Cartório de Registro Civil do distrito onde aconteceu a morte.

Essa Certidão deve ser registrada e lavrada e sua solicitação deve ser feita logo após o falecimento do cidadão.

E deve ser feita após o falecimento, pois é somente com esse documento em mãos que vai ser possível ocorrer a comunicação aos órgãos emissores.

Por que a emissão da Certidão é Importante?

Não só isso, ter a Certidão de óbito em mãos é importante também para abrir um processo de inventário, ela também é solicitada, para que o viúvo (a) possa se casar novamente.

Sua emissão é importante também nos casos de cancelamento dos documentos do falecido, como o CPF, Título de Eleitor, RG, carteira de motorista e encerramento de contas bancárias.

O que consta na Certidão de Óbito?

Na Certidão vão estar as seguintes informações do falecido, como o nome completo, data e hora da morte, estado civil, sexo.

Além disso, também vai informar se a pessoa deixou testamento registrado, com bens, herdeiros e o registro de filhos.

Somente os familiares podem fazer a solicitação?

Muitos não sabem mas no caso de ausência de familiares, a certidão pode ser solicitada por gerentes ou diretores de qualquer estabelecimento público ou particular que foi onde aconteceu a morte.

Por exemplo, se uma pessoa vem a óbito em um presídio, caso não tenha um familiar competente, as autoridades policiais podem fazer essa solicitação do documento.

Qual o prazo para retirar certidão de óbito do cartório?

O prazo para retirar a certidão de óbito é de 15 dias úteis, de acordo com o artigo 78 do Código Civil, o ideal é que seja feito em até 24 horas.

No caso do local da morte ter sido a mais de 30 quilômetros da sede do Cartório de Registro Civil, pode demorar até 3 meses.

Deve-se prestar muita atenção nas informações de qualquer documento, mas principalmente em certidões, a fim de evitar problemas futuros.

Não ter a certidão de óbito ou tê-la com erros pode dificultar a realização do inventário ou a divisão dos bens entre os herdeiros.

Como achar certidão de óbito pela internet?

Será que é possível encontrar a Certidão de óbito pela internet? E sim, não é só possível achar como também solicitar e ela chegar na sua casa.

Tudo isso pelo site do Sistema Federal, basta preencher as informações necessárias que nós vamos procurar e emitir a segunda via da certidão de óbito.

Como saber em qual cartório está a certidão de óbito?

Alguns anos atrás para descobrir essa informação seria necessário ir até um Cartório e esperar que o processo de busca desse certo, o que podia demorar bem mais do que o esperado.

Mesmo com as certidões de óbitos mais antigas é possível sim fazer uma busca. O Sistema Federal faz uma busca nos cartórios e nos arquivos de históricos municipais, para assim fazer a segunda via da Certidão de Óbito.

Oferecendo uma consulta completa, pois sabemos que ter essas informações é muito importante.

Como consultar certidão de óbito grátis?

Não é possível ter a 2° via da Certidão de Óbito gratuita, o valor vai variar em cada cidade, pois vai ser feito uma busca nos Cartórios da cidade que foi informada.

Apenas na emissão da primeira via que não é necessário pagar nenhuma taxa, é emitido pelo Cartório de Registro Civil.

Apresentando apenas a declaração de óbito que é determinada pelo Ministério da Saúde e deve ser assinado por um médico registrado no Conselho Federal de Medicina.

Declaração de óbito, o que é?

Essa declaração é fornecida pelo hospital ou a funerária e para pedir a Certidão de Óbito é necessário apresentar essa declaração.

O que é Certidão de óbito Inteiro Teor?

Essa Certidão é usada para fins específicos, sendo uma transcrição fiel de todas as informações que constam no documento original.

Vai conter informações que estão contidas no livro de registro, mas para emitir essa certidão é necessário ter algum parentesco com a pessoa que vai ser feita a busca das informações

Certidão de óbito tem prazo de validade?

A Certidão de Óbito Atualizada é aceita por 30 dias, que começam a ser contados a partir da data de sua emissão.

Podendo também ser emitida em Breve Relato, sendo esse o formato mais usado, ou também em Inteiro Teor, que normalmente é usado para reconhecimento de outra cidadania.

Como descobrir a data do óbito de uma pessoa?

Com a emissão da segunda via da certidão de óbito já vai vir contendo essa informação, mostrando a data de óbito.

Não só vai trazer a data como também a hora da morte, o estado civil e até mesmo as causas da morte.

Como Consultar Atestado de Óbito pelo nome e CPF?

Para ser feita a emissão da segunda via é necessário algumas informações indispensáveis, pois sem elas não vai ser possível fazer a busca.

Não basta apenas saber o nome e o CPF, para ser feita uma busca exata como por exemplo a data do óbito, sem elas a emissão da certidão não é possível.

Declaração de óbito onde conseguir?

Conhecido como DO ou Declaração de Óbito é um documento básico do Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Ele é usado para fazer a emissão da Certidão de Óbito, sendo indispensável em casos de sepultamento também.

Esse documento é feito e assinado pelo médico, preenchendo as informações registradas em todos os campos do documento.

Onde é o Cartório de Registro de Óbito?

Cartórios de Registros Civis são responsáveis por registrar nascimento, casamento, averbações, anotações e também de óbito.

Hoje em dia, com as facilidades e a tecnologia, ficou muito mais fácil encontrar, basta apenas acessar o site do registro civil e pronto você vai saber onde fica o cartório de registro mais próximo de você.

Como tirar certidão de casamento com averbação de óbito?

A 2ª via da certidão de óbito pode ser retirada diretamente no Sistema Federal.

Para tirar a certidão não é necessário ir ao cartório, basta solicitar online mesmo e esperar o prazo devido para recebê-la.

A consulta é feita no cartório em que foi registrado o óbito, entretanto, caso seja necessário fazer alguma retificação na certidão outros procedimentos precisam ser realizados.

A retificação deve ser feita dentro do prazo e pode ser realizada por qualquer cartório de registro civil.

Quanto custa a segunda via da certidão de óbito?

O valor da certidão varia a depender do estado em que foi feito o registro da certidão, porém, é importante ressaltar que alguns sites oferecem o serviço gratuito, mas sem segurança.

Consulte diretamente quanto custa segunda via certidão de óbito pelo Sistema Federal.

Quem pode tirar a segunda via da certidão de óbito?

A certidão de óbito pode ser feita por qualquer um que tenha interesse, desde que possua os dados corretos para solicitá-la.

Mas o que acontece normalmente é que a segunda via é solicitada por familiares diretos, como filhos, irmãos, pais e cônjuge ou companheiro.

A segunda via da certidão de óbito via judicial pode ser conseguida fora do prazo em tribunais especializados e ainda é essencial para a abertura do inventário.

Entenda a diferença entre atestado, declaração e certidão de óbito:

Certidão de óbito ou atestado, são dois nomes que normalmente costumam causar muita confusão, será que é a mesma coisa? O que eles têm de diferente?

É comum existir uma dúvida quanto aos termos técnicos usados para definir o documento que contém as informações de óbito de uma pessoa.

O atestado ou declaração de óbito é um documento feito por um médico, ainda que a morte da pessoa não tenha acontecido em um ambiente hospitalar.

A finalidade dele é declarar o fim de vida e as causas da morte do indivíduo, através da visão do médico.

Em casos de morte violenta, suícidio ou morte acidental, é necessário chamar a polícia e então ela será responsável por emitir o atestado de óbito.

Já a certidão de óbito é emitida por um cartório de registro civil que só pode ser obtida com a posse do atestado de óbito.

Com base no atestado o cartório emite um registro, tornando o fato oficial e emitindo a certidão de óbito.

Na certidão vão conter informações como: data e hora do falecimento, se a pessoa era casada e deixa filhos, se deixa bens e herdeiros, a causa da morte, dentre outras informações.

Muitas pessoas confundem, mas o atestado e a declaração de óbito são a mesma coisa.

A certidão de óbito é opcional?

A certidão de óbito é necessária para qualquer pessoa falecida. Assim como a certidão de nascimento é importante para uma pessoa que nasceu.

Muitas pessoas imaginam que a certidão de óbito é opcional e elas estão terrivelmente enganadas.

A necessidade da certidão de óbito é muito simples, ela é o registro do falecimento de alguém.

Por exemplo, para realizar um inventário um dos documentos obrigatórios é a certidão de óbito.

É verdade que a morte não é um período fácil, mas a realidade é que a certidão de óbito é uma necessidade e não uma opção.

“Vou me casar e o cartório exigiu a certidão de óbito!”. Como assim?

Antes do susto, preste atenção!

O casamento e o óbito não tem relação alguma, na maioria dos casos, porém, existe uma situação em que o casamento só acontece se a certidão de óbito vier acompanhada.

Para um viúvo realizar um casamento com uma nova pessoa ele precisará comprovar que está viúvo verdadeiramente.

A pessoa viúva precisa apresentar a certidão de óbito do ex-cônjuge para dar entrada em um novo casamento.

Faz todo sentido que uma pessoa próxima solicite a segunda via da certidão de óbito, mas existe a possibilidade de um desconhecido solicitar a 2º via?

Não sou parente, mas quero emitir a segunda via da certidão de óbito! É possível?

Por incrível que pareça qualquer pessoa pode solicitar a certidão de óbito de alguém.

Não há nenhuma obrigatoriedade de ser um familiar, pode ser que uma outra pessoa tenha interesse de emitir a 2º via de uma certidão de óbito.

Um advogado, por exemplo, pode estar precisando de uma certidão de óbito para solucionar um caso.

O problema é que existem algumas informações para que a solicitação da segunda via seja feita.

Não consigo encontrar a certidão de óbito, o que fazer?

Se você perdeu algo, talvez a primeira coisa que veio à cabeça foi logo ir revirando tudo até encontrar.

Mas e quando essa perda se trata de um documento ou de uma certidão muito importante?

Talvez passe pela sua cabeça que a única opção é ir até um cartório físico e resolver a situação.

Ninguém gosta de perder tempo, principalmente em um momento delicado. Agora imagine ter que enfrentar a burocracia de um cartório para retirar um documento essencial.

A certidão de óbito é usada para comprovar o falecimento e também resolver diversas outras situações legais.

No caso de perda,providenciar uma segunda via é de extrema importância.

Sabia que você pode solicitar de maneira segura, chegando na sua casa ou também em PDF?

O Sistema Federal pensando no seu conforto e na sua segurança pode te ajudar com a segunda via da sua certidão em pouco tempo.

Basta fazer a sua solicitação, agora mesmo e sem precisar sair de casa, tudo pelo site do Sistema Federal.

O que é necessário para solicitar a segunda via da certidão de óbito?

A solicitação da segunda via da certidão exige algumas informações da pessoa falecida e do registro do óbito.

As informações necessárias são:

  • nome do falecido;
  • data do óbito;
  • número do registo (se souber)
  • cartório do registro;
  • informações de filiação do falecido;

É possível que o solicitante não saiba alguma dessas informações e o Sistema Federal possui um sistema de busca para encontrar essas informações.

Com uma pequena taxa é possível descobrir todos os dados e lacunas faltantes para fazer a solicitação.

Em resumo, a certidão de óbito é necessária e não pode ser deixada de lado, para resolver a maioria das coisas depois de um falecimento, a certidão é requisitada.

Quando eu vou usar essa certidão:

  • Para fazer pacto antenupcial;
  • Para casar no civil, quando se é viúvo;
  • Para fazer um testamento;
  • Para realizar partilha de bens;
  • Para tirar alienação fiduciária;
  • Para declarar falências e fazer concordatas;
  • Para fazer espólio;
  • Para exigir pensão por morte;
  • Para fazer inventário;

Conclusão

Vimos aqui que ter a Certidão de Óbito é indispensável em diversas situações como a de receber pensão, fazer um inventário e até mesmo se o cônjuge desejar casar novamente.

Por esses motivos a 2° via da Certidão de óbito deve ser emitida, sabendo que a validade dela é de 30 dias.

Declaração e Certidão de óbito são diferentes e por isso não pode acontecer uma confusão, a declaração é emitida pelo médico e a certidão é feita no Cartório de Registro.

Certidão de óbito com Inteiro teor, serve para quê?

A certidão de óbito com Inteiro teor é a mais completa, com todas as informações detalhadas e descritas.

A certidão de óbito é opcional?

Não. A certidão de óbito precisa ser feita e caso seja necessário a segunda via deve ser emitida.

Por quanto tempo a certidão de óbito é válida?

A segunda via da certidão de óbito tem validade de 30 dias!

Como comprovar o falecimento de uma pessoa?

A morte é algo que nunca esperamos, e muitas vezes dentro desse momento tão difícil não sabemos como comprovar o falecimento de alguém, duas coisas são essenciais: o atestado do médico e a certidão de óbito com as informações básicas da pessoa falecida.

Quem tem direito ao atestado de óbito?

O atestado de óbito é feito por um médico e todos têm direito.

Qualquer pessoa pode solicitar o atestado e a certidão de óbito?

Se não houver uma pessoa que faça parte da família e que preencha os requisitos, qualquer pessoa que estava presente na hora da morte pode solicitar o documento.

O que acontece se não fizer a certidão de óbito?

A certidão de óbito é extremamente importante, não possuí-la pode trazer grandes problemas judiciais e ainda impedir a realização de inventário.

Qual a diferença entre atestado e certidão de óbito?

O atestado de óbito é o que traz detalhes da morte e, deve ser atestado por um médico, vale como um documento para a formulação da certidão, que é o documento judicial, emitido pelo cartório, que comprova um falecimento.

Qual é a diferença entre a Certidão de Papel e a Certidão Eletrônica?

Ao escolher como deseja receber sua certidão, pode ter dúvida entre esses dois formatos. A Certidão de Papel é aquela que você recebe via correio, chegando um documento físico na sua casa, já a Certidão Eletrônica é o documento que vai ser enviado pelo seu e-mail em PDF. Você poderá escolher as duas opções ou apenas uma delas, fica a seu critério.

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão é o documento que comprova de fato que uma pessoa faleceu. Ela é importante tanto para realizar o inventário, quanto para evitar fraudes usando o nome de uma pessoa que já morreu.

O que inclui na Certidão?

A Certidão possui informações como local, horário e data da morte, nome completo, se a pessoa deixou herdeiros entre algumas outras informações.

O Sistema Federal que faz a primeira via da [Certidão]?

Não . Apenas a Segunda via. Pois a primeira via deste documento é emitida pelo Cartório de Registro Civil.

A Certidão tem validade em todo território nacional?

Sim, este é um documento que tem validade em todo o território nacional.

Como vou receber o documento?

A sua certidão pode ser entregue a você de duas formas diferentes, uma é através dos correios quando a sua solicitação for da certidão em papel, e a outra é através do e-mail quando for solicitada no formato digital. Caso você deseje os dois formatos é só informar no momento do seu pedido.

A segunda via tem todas as informações?

Sim, a segunda via apresenta as mesmas informações que a primeira via.

A certidão em papel é igual à original?

Sim, tanto a certidão eletrônica quanto a certidão digital são originais.

Qual a diferença da certidão eletrônica para a de papel?

A única diferença entre as duas é que uma tem o formato físico, impressa em papel e a outra é digital, mas ambas possuem as mesmas informações. A Certidão digital é emitida em PDF, assinada digitalmente e enviada pelo Cartório ao seu e-mail.

O que é a 1º ou 2º via da certidão ? Qual a diferença?

A principal diferença entre as duas vias é que a primeira é emitida diretamente no Cartório onde o registro do óbito foi feito. Já a segunda via pode ser pedida diretamente no nosso site de forma completamente online.

A minha certidão rasgou, ela ainda vale?

Para que um documento seja aceito ele não pode ter rasuras ou rasgos, por isso se você precisa de uma nova via basta fazer a solicitação aqui no nosso site.

A segunda via é de graça?

Não. Para que a segunda via possa ser emitida será necessário pagar um valor para a realização deste serviço.

Qual o prazo para entrega da Certidão?

A sua emissão será emitida dentro de 5 dias úteis após o pagamento do serviço. Caso tenha solicitado o envio da Certidão a sua casa, esse tempo poderá aumentar devido a demanda dos correios. Além disso, cada emissão demanda um atendimento diferente que pode também fazer com que o tempo aumente.

Qual o preço desta certidão?

O preço da emissão deste documento vai variar de acordo com o Estado do Cartório de onde a Certidão será emitida.

O que preciso para solicitar a segunda via?

Para solicitar a segunda via será necessário informar alguns dados como: local do cartório onde foi registrada a morte, nome completo do falecido, nome da mãe do falecido e data do óbito.

Para que serve esta Certidão?

Para fazer pacto antenupcial, casamento de viúvos no civil, abertura de testamento, partilha de bens, alienação fiduciária, declaração de falência e concordatas, fazer espólio, exigência de pensão por morte, fazer inventário.

O site é confiável?

O Sistema Federal é um site extremamente seguro e confiável. Já possui mais de 20 mil certidões emitidas, com um sistema de atendimento on-line e um acompanhamento do pedido excepcional. O site é protegido por um sistema que mantém informações e dados longe de vírus e fraudes.

De que forma é feita às solicitações da certidão de nascimento no Sistema Federal?

As nossas solicitações são efetuadas através de sistemas interligados diretamente ao cartório de origem e com os órgãos responsáveis.

E se eu não receber o serviço por algum problema?

O sistema Federal fará reembolso do valor pago, em qualquer caso em que o cliente não receba a certidão solicitada.

As certidões emitidas pelo Sistema Federal são aceitas em qualquer órgão?

Sim. Nossas Certidões são emitidas com uso dos bancos de dados dos Cartórios de Origem e também pelos órgãos responsáveis. Desta forma sua Certidão é reconhecida como válida e aceita em qualquer órgão.

Caso seja solicitada a emissão da certidão, porém as informações não sejam localizadas de nenhuma forma, o valor pago será reembolsado?

Faremos uma busca em todos os cartórios da cidade informada em sua solicitação, caso não tenhamos êxito no processo de busca, o valor pago será reembolsado descontando a taxa de 49,90 correspondente ao serviço de busca que foi iniciado no Sistema.

É possível realizar o cancelamento do pedido da certidão?

Depois que a certidão foi emitida não é possível realizar o cancelamento da certidão. O prazo de estorno será de 5 dias úteis após a data da solicitação.

Qual o prazo de entrega?

O prazo de entrega para certidão digital é de 10 a 30 dias úteis. O prazo de entrega para certidão de papel é de 10 a 45 dias úteis. No entanto, o prazo poderá ser prorrogado para 30 dias nas seguintes situações: Os dados são informados de forma errônea/incorreta ou incompleta. Registro com datas anteriores ao ano de 1950. Certidão não registrada na Serventia informada. Serviço de busca pelas Serventias da cidade. Serventia não faz postagem nos Correios.

Simples demais!

Para fazer o inventário do meu avô nós precisávamos da certidão de óbito, consegui emitir a segunda via, foi simples e ela chegou atualizada pelo e-mail.

Certidão bem completa!.

Eu consegui a certidão inteiro teor.

Muito bom!

Nossa, fui muito bem atendida e a certidão que solicitei chegou no prazo certo.

Sem estresse!

Todas informações solicitadas são bem claras e fáceis de preencher..

Muito seguro!

Sempre tive medo de fazer coisas pela internet, por conta da confiabilidade. Mas, o site é super seguro, o atendimento é excelente e todas as minhas dúvidas foram tiradas!