Como Tirar Segunda via de Certidão de Casamento Atualizada na Internet
Muitos casais querem ter a segurança do casamento e viver uma vida a dois, que seja reconhecida publicamente, para oficializar o casamento é necessário adquirir a certidão de casamento.
A certidão de casamento confere aos cônjuges a comunhão plena de vida, tendo por base a igualdade de seus direitos e deveres.
Apesar de muito atarefados na organização e planejamento do casamento, os noivos não podem deixar essa etapa tão importante passar.
É necessário organização e uma certa antecedência para dar entrada junto ao cartório em seu registro matrimonial.
Mas, não se preocupe vamos mostrar como adquirir sua certidão de casamento, veja a seguir.
Como adquirir a Certidão de Casamento?
Para dar início ao processo de habilitação do casamento, o casal deve procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo de sua residência.
Você pode descobrir essa informação consultando o cartório do seu bairro e verificando se é prestado o serviço de registro de casamento civil.
O período indicado para dar entrada no casamento é de no máximo 60 dias e no mínimo 30 dias antes da cerimônia, no dia o cartório verificará se o casal está livre para casar.
Quais documentos são necessários para o Casamento Civil?
Os noivos devem apresentar os seguintes documentos, de acordo com seu estado civil são eles;
Noivos Solteiros:
Noivos divorciados:
Noivos viúvos:
Além da documentação é necessário a presença de duas testemunhas conhecidas do casal, que sejam maiores de 18 anos.
Como emitir Certidão de Nascimento atualizada para o casamento?
Como você viu na lista de documentos citada acima, ter uma Certidão de Nascimento atualizada faz parte dos documentos para que você possa emitir sua Certidão de Casamento.
Mas não se preocupe, este serviço pode ser feito de forma simples e rápida. A sua Certidão de Nascimento atualizada pode ser emitida de forma completamente online com algumas informações.
Usando nosso site Sistema Federal e informando os seguintes dados sua Certidão será emitida.
- Dados do Cartório de emissão da Certidão de Nascimento (Estado e cidade);
- Nome completo;
- Nome completo da mãe;
- Data de nascimento.
Você pode solicitar a Certidão eletrônica, física ou ambas. Sua Certidão atualizada estará pronta dentro de poucos dias úteis.
O que é termo, folha e livro na matrícula de Certidão de Casamento?
A matrícula da Certidão é um número de identificação único para cada Certidão emitida pelo Cartório.
O número de matrícula contém informações como identificação do Cartório, acervo, n° do serviço de Registro Civil, ano, tipo de Certidão, n° do livro, da folha, do termo e dígito verificador.
Como achar uma Certidão de Casamento pela Internet?
Existem algumas coisas que você precisa saber para conseguir fazer a busca de uma Certidão de Casamento.
Como foi explicado acima, a primeira via das Certidões de Casamentos devem ser emitidas em Cartório de Registro Civil que se encontre no local de residência de um dos cônjuges.
Este já é o primeiro passo para buscar a Certidão, saber o provável local onde ela possa ter sido emitida.
Será necessário ainda saber os nomes dos noivos e a data do casamento.
A busca do Registro de Casamento pode ser realizada tanto diretamente no Cartório ou com o auxílio da internet você consegue achar o site do Cartório para tirar as suas dúvidas.
Existe atualmente a ARPEN Brasil, que é a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Natural.
Através da CRC, Central de Registros Civis, é possível encontrar registros civis feitos em Cartórios que são associados a ARPEN.
O que é Certidão de Casamento de Inteiro Teor?
Existem duas versões diferentes da Certidão de Casamento. Uma é a versão Simplificada e a outra é a de Inteiro Teor.
A diferença entre as duas versões está nas informações que elas contém. A versão Simplificada possui um conteúdo resumo do registro matrimonial.
Já a Certidão de Inteiro Teor é completa e pode apresentar duas formas diferentes de emissão.
A primeira é a emissão Reprográfica que é a Fotocópia fiel do livro de registro. A segunda é a emissão Digitada que é a transcrição digital do livro de registro.
A Certidão de Inteiro Teor pode ser exigida quando alguém entra com o pedido de dupla cidadania.
Como consultar proclamas de casamento?
O edital de proclamas se trata do documento que o Cartório emite quando os noivos têm entrada na habilitação para o Casamento Civil.
O edital de proclamas pode ser consultado de forma eletrônica. O local de consulta irá depender do Estado onde você reside, mas o Cartório de Registro Civil deve lhe fornecer esta informação.
O que é Certidão de Habilitação para Casamento?
Existem alguns casos em que será necessário ter uma Certidão de Habilitação para poder entrar em um novo casamento.
Nestes casos entram pessoas que anteriormente já foram casadas e atualmente estão divorciadas ou são viúvas.
Não existe de fato uma Certidão de Habilitação, mas o fato de possuir uma Certidão de Casamento com a averbação do divórcio, já é suficiente para que uma nova união possa ser estabelecida.
Para as pessoas viúvas, a Certidão de Óbito do antigo cônjuge, pode apresentar o mesmo valor de comprovar que atualmente a pessoa não está mais casada.
Precisa da Certidão de Casamento Atualizada para Passaporte?
Se você tem o sonho de fazer uma viagem internacional você com certeza irá precisar fazer a emissão do seu passaporte junto a Polícia Federal.
Existe uma lista de documentos que serão necessários para dar entrada no pedido do seu passaporte.
Dentre eles estão o CPF e um documento de identificação que pode ser por exemplo a Carteira de Identidade ou então sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Então porque seria necessário apresentar sua Certidão de Casamento atualizada?
A resposta é simples! A Certidão de Casamento comprova a alteração que aconteceu no nome da pessoa após a união.
Então, se após o casamento houver alguma alteração no seu nome, o que é comum devido a adição de um novo sobrenome, você precisará apresentar uma via atualizada.
Como fazer o Apostilamento de Certidão de Casamento?
O apostilamento de um documento dá a ele a garantia de validade no exterior.
A Apostila de Haia é um Certificado Internacional que funciona para simplificar e trazer maior agilidade ao processo de validação de documentos.
Atualmente 112 países fazem parte da Convenção de Haia com a intenção de facilitar e diminuir a burocratização com relação a autenticação de documentos.
O apostilamento da Certidão de Casamento pode ser realizado em qualquer Cartório de Registro Civil do Brasil.
Para realizar este serviço será necessário levar a Certidão de Casamento atualizada até o tabelionato.
Em alguns casos será necessário fazer a tradução do documento para a língua do país onde o documento será utilizado, mas esse serviço também é prestado no Cartório.
O apostilamento dos documentos precisa ser feito em casos como pedir dupla nacionalidade ou até mesmo para estudar em uma instituição no exterior.
O que é Transcrição de Certidão de Casamento realizada no exterior?
O casamento entre duas pessoas ainda que fora do Brasil continua tendo validade aqui, porém você precisa fazer algumas coisas para que seu casamento seja devidamente reconhecido em terras brasileiras.
O primeiro passo que deve ser dado é o registro em uma repartição do Consulado Brasileiro na cidade ou país onde o matrimônio foi realizado.
Posteriormente deve ser feita a transcrição do documento no Cartório de Registro Civil na cidade de domicílio de um dos cônjuges.
A transcrição é então o ato de registrar no Brasil um documento que foi expedido no exterior.
Onde tirar a Certidão Negativa de Casamento?
A Certidão Negativa de Casamento pode ser buscada por uma pessoa que deseja comprovar que seu estado civil não é o de casado.
O Comprovante de Estado Civil também apresenta a mesma função, pois irá comprovar por meio de documento qual o Estado Civil daquela pessoa.
Na Declaração podem constar as informações, solteiro, divorciado ou viúvo.
Esta Declaração pode ser emitida no Cartório de Registro Civil onde a sua Certidão de Nascimento foi emitida.
A Certidão de Casamento tem validade?
Talvez você não soubesse dessa informação, mas a Certidão de Casamento tem sim prazo de validade!
A atualização desta Certidão é necessária em momentos como a venda de um imóvel, pois a via atualizada comprova que não houve um divórcio.
A validade atual da Certidão de Casamento é de 90 dias.
Sabia que é possível tirar a Segunda Via da sua Certidão de Casamento de forma online?
É cada vez maior a quantidade de serviços que têm se disseminado na internet com o objetivo de facilitar a vida das pessoas.
É possível emitir segunda via de documentos, através de download de forma simples e fácil, ter o documento salvo em Word ou em PDF e também imprimir se for necessário.
Além disso, caso seja necessário averbar algum documento já é possível atualizar essa informação junto ao órgão responsável.
É possível especificar de que forma você deseja receber sua certidão, em formato digital, e-mail, ou uma cópia física pelo Correios. O prazo para envio é de poucos dias, a partir do pagamento que precisa ser efetuado.
Quais os documentos necessários para emitir Certidão de Casamento atualizada?
A emissão da sua Certidão atualizada pode ser feita de forma online através do site Sistema Federal.
Os dados que você precisará informar são:
- Dados do Cartório (Estado, cidade e nome do Cartório);
- Nome completo do esposo;
- Nome completo da esposa;
- Data do casamento
Você deverá informar se deseja receber a Certidão de forma física ou se quer em formato digital.
Preciso ir até ao cartório físico para emitir a 2ª via?
É importante frisar que a segunda via da certidão de casamento equivale ao termo certidão atualizada, como às vezes é chamada.
A certidão se torna necessária na realização de alguns procedimentos, por exemplo na venda e compra de imóvel, instituições bancárias, dentre outros casos.
A segunda via é primordial em algumas situações como em caso de perda, roubo, má conservação do documento.
Vale lembrar que a certidão de casamento não é aceita se estiver com rasura, rasgada e ilegível.
E ainda pode escolher se deseja receber a certidão em PDF ou impressa.
O que é Certidão de Casamento Digital?
Fazendo a emissão da sua Certidão através do site Sistema Federal, você terá a opção de receber a sua Certidão em formato digital em PDF através do seu e-mail.
Porém, é importante lembrar que você até pode imprimir este documento, mas ele servirá somente como uma cópia, não terá valor legal de uma Certidão.
Para que a Certidão seja de fato válida, ela precisa ser impressa no Cartório. Por isso, se você deseja a Certidão física, basta solicitar esta forma no momento do pedido e ela será enviada pelos correios a você.
Onde localizar Cartório Virtual para tirar Certidão de Casamento Atualizada?
Muitos sites atualmente prestam serviços de emissão de Certidões de forma online, mas na hora de emitir a sua é bom escolher um site seguro.
O Sistema Federal é um Cartório Online onde você pode tirar a Certidão de Casamento atualizada de onde você estiver.
Te garantimos um serviço de excelência e sem burocracias ou perda de tempo!
É verdade que a Certidão de Casamento substitui a Certidão de Nascimento?
Esse é um questionamento muito frequente, se realmente existe essa substituição de certidões.
A resposta é sim! Em diversos momentos como por exemplo na compra e venda de um imóvel, no caso de pessoas casadas, será necessário apresentar Certidão de Casamento ao invés da de Nascimento.
Porém, o fato da Certidão de Nascimento poder ser substituída pela de Casamento, não significa que deixou de ter validade, afinal, só existe Certidão de Casamento porque antes existia uma de Nascimento.
O que é necessário para solicitar a segunda via da certidão de casamento?
A solicitação da segunda via exige algumas informações, como dados dos nubentes e cartório que foi feito o registro.
Com o uso do Sistema Federal também é possível realizar uma busca para encontrar informações que talvez o solicitante não saiba.
A segunda via da Certidão de Casamento também pode ser emitida na cidade de São Paulo no Poupatempo.
Como realizar a averbação de Certidão de Casamento?
A certidão de casamento averbada é o único documento que comprova perante terceiros que uma pessoa está separada ou divorciada.
Para realizar a averbação é necessário se dirigir até o Cartório de Registro Civil com a documentação que comprova a mudança, como sentença de divórcio, retificação ou anulação.
Os interessados devem dissolver o casamento em um Cartório de Notas, obter uma Escritura Pública e em seguida realizar a averbação junto ao Cartório de Registro Civil.
Após a averbação pode ser feita a emissão de uma Certidão atualizada.
A Central de Registros Civis, CRC, é um Portal criado pelo CNJ, destinado aos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais com o objetivo de facilitar o acesso às informações.
Juntamente com a ARPEN, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, a CRC facilita o acesso aos dados de registros civis e também possibilita a emissão de certidões digitais.
Todos os Registros Civis de Pessoas Naturais, RCPN, devem ser feitos nos Cartório de Registro Civil.
Conclusão
Em resumo, a certidão de casamento é um documento importante que precisa ser apresentado em situações de comprovação de estado civil, indispensável inclusive em casos específicos.
Por isso faça já a emissão da sua segunda via atualizada através do nosso site Sistema Federal.
Quando vou usar esta Certidão:
- Para fazer inventário;
- Para emitir o pacto antenupcial;
- Para receber uma herança;
- Para casar no civil quando se é divorciado ou viúvo;
- Para fazer testamento;
- Para realizar partilha de bens;
- Para se divorciar;
- Para separação;
- Para adquirir usucapião;
- Para fazer escritura;
- Para emitir o RG;
- Para assumir cargos públicos;
- Para entrar com ação de tutela;
- Para comprovar dupla nacionalidade/cidadania.
Por quanto tempo a certidão de casamento é válida?
A segunda via da certidão de casamento tem validade de 90 dias.
Como emitir Certidão de Casamento online?
A certidão de casamento é simples de ser emitida, apenas acesse o https://sistemafederal.com.br e preencha os dados, em alguns dias úteis, a certidão pode chegar no seu e-mail como pdf ou pode ser enviada pelos correios para sua residência.
Tem como mudar informações na Certidão?
Claro! Não se preocupe se precisar modificar algum dado da certidão, mas se preocupe em certificar-se que está fazendo em um lugar de confiança, realizar uma averbação em uma certidão não é para qualquer um.
Como saber qual regime de bem eu quero ter no meu casamento?
Existem 5 tipos de regimes de bens e dentro deste artigo você pode optar por algum deles, podendo ser: regime de comunhão universal de bens, regime de comunhão parcial de bens, regime da separação convencional de bens ou regime de separação total, separação de bens e participação final nos aquestos.
O que é Certidão de Casamento atualizada?
A certidão de casamento emitida pelo nosso site já vem atualizada, e nela encontramos novas informações do esposo e da esposa, além de terem detalhes do que acontece em caso de óbito e divórcio.
Onde eu acho o número da certidão de casamento?
Para encontrar o número da certidão de casamento basta olhar o topo do documento, logo abaixo de “certidão de casamento” existe o número da matrícula.
"Perdi a Certidão de Casamento e preciso saber como tirar a segunda via?"
A segunda via é necessária em caso de perda, roubo ou quando a certidão tem algum erro, rasura ou está ilegível, basta entrar no sistema e emitir uma 2º via da certidão preenchendo os dados, caso você não tenha algumas informações do cartório de origem, pode ser cobrada uma taxa de busca, basta acessar o https://sistemafederal.com.br.
O que é a Certidão de Casamento?
É o documento que comprova que duas pessoas são casadas perante o Estado e que desta forma possuem direitos e responsabilidades nesta união.
O que inclui na Certidão?
A Certidão vai conter o local onde o casamento foi realizado, a data, os nomes dos nubentes, o regime de bens, dentre algumas outras informações.
O Sistema Federal que faz a primeira via da Certidão?
Não . Apenas a Segunda via. Pois a primeira via deste documento é emitida pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais no Cartório de Registro Civil.
A Certidão tem validade em todo território nacional?
Sim, este documento tem validade em todo o território nacional.
Como vou receber o documento?
A sua certidão pode ser entregue a você de duas formas diferentes, uma é através dos correios quando a sua solicitação for da certidão em papel, e a outra é através do e-mail quando for solicitada no formato digital. Caso você deseje os dois formatos é só informar no momento do seu pedido.
A segunda via tem todas as informações?
Sim, a segunda via possui todas as informações que se encontram na primeira.
A certidão em papel é igual à original?
Sim, tanto a certidão eletrônica quanto a certidão digital são originais.
Qual a diferença da certidão eletrônica para a de papel?
A única diferença entre as duas é que uma tem o formato físico, impressa em papel e a outra é digital, mas ambas possuem as mesmas informações. A Certidão digital é emitida em PDF, assinada digitalmente e enviada pelo Cartório ao seu e-mail.
A certidão eletrônica pode ser impressa?
Não, a Certidão digital perde o valor caso seja imprimida. Caso você deseje a Certidão em formato físico, você pode fazer a solicitação aqui no nosso site.
O que é a 1º ou 2º via da certidão ? Qual a diferença?
A primeira via é emitida diretamente no Cartório onde foi feito o casamento civil, já a segunda via pode ser pedida através do nosso site de forma completamente online. Não existem diferenças quanto ao conteúdo da Certidão.
A minha certidão rasgou, ela ainda vale?
Para que um documento seja aceito ele não pode ter rasuras ou rasgos, por isso se você precisa de uma nova via basta fazer a solicitação aqui no nosso site.
A certidão eletrônica pode ser impressa?
Não, a Certidão digital perde o valor caso seja imprimida. Caso você deseje a Certidão em formato físico, você pode fazer a solicitação aqui no nosso site.
Qual o prazo para entrega da Certidão?
A sua emissão será emitida dentro de 5 dias úteis após o pagamento do serviço. Caso tenha solicitado o envio da Certidão a sua casa, esse tempo poderá aumentar devido a demanda dos correios. Além disso, cada emissão demanda um atendimento diferente que pode também fazer com que o tempo aumente.
Qual o preço desta certidão?
O preço desta certidão irá variar de acordo com o Estado e também com os tipos de serviços adicionais que você solicite.
O que preciso para solicitar a segunda via?
Para solicitar a segunda via você precisará informar o local do cartório, nome completo do esposo e da esposa.
Para que serve esta Certidão?
Para fazer inventário, emitir o pacto antenupcial, receber uma herança, casar no civil quando se é divorciado ou viúvo, fazer testamento, realizar partilha de bens, se divorciar, adquirir usucapião, fazer escritura, emitir o RG, assumir cargos públicos, entrar com ação de tutela e comprovar dupla nacionalidade/cidadania.
O site é confiável?
O Sistema Federal é um site extremamente seguro e confiável. Já possui mais de 20 mil certidões emitidas, com um sistema de atendimento on-line e um acompanhamento do pedido excepcional. O site é protegido por um sistema que mantém informações e dados longe de vírus e fraudes.
De que forma é feita às solicitações da certidão de nascimento no Sistema Federal?
As nossas solicitações são efetuadas através de sistemas interligados diretamente ao cartório de origem e com os órgãos responsáveis.
E se eu não receber o serviço por algum problema?
O sistema Federal fará reembolso do valor pago, em qualquer caso em que o cliente não receba a certidão solicitada.
As certidões emitidas pelo Sistema Federal são aceitas em qualquer órgão?
Sim. Nossas Certidões são emitidas com uso dos bancos de dados dos Cartórios de Origem e também pelos órgãos responsáveis. Desta forma sua Certidão é reconhecida como válida e aceita em qualquer órgão.
Caso seja solicitada a emissão da certidão, porém as informações não sejam localizadas de nenhuma forma, o valor pago será reembolsado?
Faremos uma busca em todos os cartórios da cidade informada em sua solicitação, caso não tenhamos êxito no processo de busca, o valor pago será reembolsado descontando a taxa de 49,90 correspondente ao serviço de busca que foi iniciado no Sistema.
É possível realizar o cancelamento do pedido da certidão?
Depois que a certidão foi emitida não é possível realizar o cancelamento da certidão. O prazo de estorno será de 5 dias úteis após a data da solicitação.
Qual o prazo de entrega?
O prazo de entrega para certidão digital é de 10 a 30 dias úteis. O prazo de entrega para certidão de papel é de 10 a 45 dias úteis. No entanto, o prazo poderá ser prorrogado para 30 dias nas seguintes situações: Os dados são informados de forma errônea/incorreta ou incompleta; Registro com datas anteriores ao ano de 1950; Certidão não registrada na Serventia informada; Serviço de busca pelas Serventias da cidade; Serventia não faz postagem nos Correios.