Consulta de 【PROTESTOS】: como garantir seus direitos sem ser preso em -Goiás/GO

20/12/2025 | Por: Advogada Camilla Tays

Com certeza você conhece alguém que tem ou teve o “nome sujo”.

Toda pessoa que possui uma dívida e não realiza o pagamento corre o risco de receber um protesto ligado ao seu CPF ou CNPJ.

Em alguns casos só se descobre a inadimplência quando a pessoa está realizando uma compra ou negociação bancária, criando uma situação constrangedora ao receber a notícia de que há protestos no nome.

Mas você sabe o que é um protesto?

1. O que é um Protesto em -Goiás/GO?

Protesto é um registro para formalizar uma dívida que a pessoa física ou jurídica possui com uma empresa credora que deixou de receber, no prazo acordado, pelos serviços e/ou produtos fornecidos por ela.

Sendo assim, o protesto é uma prova oficial da ausência de pagamento e funciona também como um reforço à cobrança, com o intuito de aumentar as chances de recebimento do título que não foi pago até a data de vencimento.

Alguns motivos comuns de protestos são:

  • dívidas com cheques sem fundo;
  • duplicatas vencidas,;
  • notas promissórias não pagas;
  • contratos de aluguel pendentes;
  • prestação de serviços;
  • boletos em atraso;
  • pendências judiciais;
  • letra de câmbio;
  • entre outros.

Normalmente, o credor envia ao devedor uma notificação extrajudicial com a finalidade de deixá-lo ciente de sua inadimplência e comunicá-lo sobre o protesto a ser realizado.

Ao ter um protesto em seu nome é gerada uma restrição e a pessoa pode encontrar dificuldades para obter crédito e realizar novas compras a prazo, até que seja feito o pagamento para a regularização da situação.

Para saber se há protestos no seu CPF e/ou CNPJ é necessário realizar uma consulta.

2. O que é uma Consulta de Protestos em - Goiás/GO?

Ao realizar o protesto de uma dívida, a empresa credora vincula oficialmente a dívida ao pagador até que seja feito o pagamento.

Após essa vinculação os cartórios apresentam automaticamente o protesto aos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Estes órgãos mantém um banco de dados com informações completas sobre pagamentos e tornam públicos esses registros.

A maneira de saber se há protestos em determinado nome é através da consulta ou pesquisa de protestos.

Esse documento lhe informará os valores e cartórios onde há protestos em seu nome. Com essas informações em mãos é possível se organizar para realizar o pagamento e se livrar das pendências com os credores.

Se deseja saber quais são os credores ou comprovar a ausência de títulos protestados, recomenda-se a emissão de uma certidão de protestos.

3. Quanto tempo um título fica protestado em - Goiás/GO?

Um título protestado não expira. O protesto permanece até que seja cancelado, seja com a comprovação do pagamento da dívida ou por decisão da empresa credora.

Porém, por força da lei, os órgãos de proteção só podem fornecer a informação de títulos protestados apenas pelos últimos 5 anos.

Após 5 anos, se alguma empresa consultar o seu nome não constará o título protestado, apesar da dívida continuar existindo.

Se possui uma dívida e tem dúvida se ela ainda está sendo cobrada, consulta sua certidão de protesto. 

4. Como tirar Certidão de Protesto em - Goiás/GO?

Para comprovar que não há protestos em seu nome em Goiás/GO, é possível solicitar uma certidão de forma rápida, prática, garantida e econômica através de alguns sites.

Caso a certidão seja positiva, constará nela os valores, cartórios e credores de Goiás/GO que realizaram o protesto em um período de 5 anos ou mais.

Se não houver protestos é emitida uma  certidão negativa informando que não há pendências em seu nome .

Em caso de notificação indevida, deve-se procurar imediatamente um Juizado Especial de Goiás/GO ou um advogado e, assim, requerer ao juiz a sustação do protesto, que deverá ser apresentada ao cartório em 03 (três) dias úteis a partir da data de recebimento da intimação.

5. Como dar baixa no protesto em - Goiás/GO?

Para dar baixa no protesto em Goiás/GO é necessário alguns procedimentos, conforme descritos a seguir:

  • Realizar o pagamento da dívida;
  • Solicitar a carta de anuência ao credor. (Este documento autoriza que o protesto seja cancelado e pode ser documento tanto impresso quanto eletrônico);
  • Apresentar esta carta de anuência ao cartório onde consta o protesto e solicitar que remova o protesto do seu nome.

O cartório, num prazo de até 5 dias úteis, solicitará a exclusão do protesto junto aos órgãos de proteção ao crédito e este efetuará a baixa em até 24 horas após a solicitação.

Os cartórios cobram taxas para realizar esse trabalho. Essas taxas podem variar de cartório para cartório. Para evitar contratempos é recomendável que se informe no cartório responsável antes de sair de casa.

Não seja pego de surpresa. Consulte já a situação do seu nome ou da sua empresa.