Como Tirar certidão de【Nascimento】 atualizada Online - ?
08/09/2024 | Por: Advogada Camilla Tays
Você sabia que é possivel solicitar a segunda via da certidão de nascimento online, evitando filas e burocracias desnecessárias? Hoje aprenderá como em poucos passos e de forma facil pode obter sua certidão de nascimento de sem precisar sair de casa.
A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes na vida de uma pessoa, é, na realidade, o primeiro documento jurídico de uma pessoa, e é a partir dela que é possível ter acesso a outros documentos, tais como RG, CPF, carteira de motorista, dentre outros.
Além disso, ela é necessária em diversas situações, como na inscrição para uma faculdade, em um processo seletivo de emprego, entre outras. No entanto, nem sempre é fácil ter acesso a esse documento, pois ele pode ser perdido, roubado ou danificado pelo tempo.
Felizmente, é possível obter uma Segunda Via da Certidão de Nascimento Online, de forma rápida e simples, sem ir ao cartório, evitando filas e burocracias desnecessárias.
Mas afinal, por que preciso tirar certidão de nascimento atualizada em - ?
Além de ser importante ter a certidão de nascimento em mãos, é fundamental que ela esteja sempre atualizada e correta. Além dos casos de perda, rasura ou dano no documento, a emissão de nova certidão atualizada deve se dar a cada vez que qualquer averbação é realizada.
Para esclarecer, “averbações” são atualizações anotadas na certidão que demonstram alteração que ocorre em um registro civil, como na certidão de nascimento, casamento ou óbito. Ela serve para incluir, retificar ou modificar informações que constam no registro original.
Por consequência dessas anotações que repercutem importantes consequências jurídicas é que diversas vezes se faz necessária a apresentação da certidão atualizada.
A certidão de nascimento é um documento que comprova a existência de uma pessoa, e qualquer informação incorreta ou desatualizada pode causar problemas e transtornos no futuro.
Como tirar minha certidão de nascimento online em - ?
1. Entre no site:
Acesse a página de pedidos do Sistema Federal, e depois basta clicar em “CERTIDÃO DE NASCIMENTO”. Após isso será aberto na parte inferior um formulário rápido para a sua solicitação.
2. Preencha o Formulário:
No formulário informe inicialmente os Dados do Solicitante (Nome completo, email e telefone), em seguida adcione a Localização do Cartório da Certidão (Estado, cidade e nome do cartório), caso não saiba o nome do cartório, marque o campo "Não sei o cartório".
O próximo passo é escolher o Formato da Certidão (Papel e/ou Papel e Eletronica), depois informar os Dados da Certidão (Nome completo do registrado e dos pais e data de nascimento).
A seguir, caso você tenha os dados de livro, folha termo da certidão, poderá informar em Dados Complementares. Por fim, caso deseje algum Serviço Adicional, marque a opção que precisa.
3. Informe os Dados da Entrega
Caso você tenha escolhido o formato Papel, agora será necessáio informar o endereço de entrega e a modalidade de envio que deseja (A.R Correios, Sedex ou Frete Internacional).
4. Realize o Pagamento
Por fim, selecione a forma de pagamento (cartão de crédito ou Pix) e pronto, agora é só aguardar que em alguns dias você receberá sua certidão no endereço ou email informado.
Como fazer buscas de certidões antigas da cidade de ?
O portal Sistema Federal também possui uma ferramenta para busca de certidões antigas em banco de dados dos cartórios de todo o país.
Basta que solicite o serviço, selecionando o campo "Não sei o cartório".
A partir disso, será feita uma busca na cidade informada pelo solicitante, a fim de descobrir em qual cartório se encontra o registro, para então ser solcitada a segunda via.
Quais os documentos necessários para pedir uma segunda via em ?
Para pedidos realizados via internet pelo Sistema Federal não é necessário apresentação de nenhum documento, se faz necessário apenas o preenchimento de formulário com informações corretas, para que o sistema eletrônico possa localizar de maneira correta, no banco de dados, a certidão em questão e então emiti-la.
Qual o prazo de validade de uma certidão de nascimento em - ?
Apesar de não haver prazo de validade definido, essa questão de fato gera muita incerteza.
Por se tratar de documento sujeito a “atualizações” por meio das averbações citadas no início do texto, é natural que quanto mais recente for o documento, maior a chance de seu teor refletir exatamente a realidade atual.
Sendo assim, a maioria dos órgãos aceitam apenas documentos emitidos nos últimos 90 dias.
Como tirar certidão de nascimento inteiro teor em ?
Por padrão, as certidões emitidas são do tipo “breve relato”, onde constam as informações básicas obrigatórias para a comprovação a que se destina.
Em alguns casos, determinados órgãos podem exigir a Certidão de Nascimento com Inteiro Teor, que são cópias fiéis do texto que foi originado em cartório, em seu registro.
Essas certidões específicas podem ser solicitadas diretamente no Sistema Federal, basta selecionar em Serviços Adicionais marcar a opção "Inteiro Teor" ou "Inteiro Teor Repográfica"
Inteiro Teor - É Transcrição integral dos dados da certidão.
Inteiro Teor Repográfica - É a fotocopia da folha do livro de registro onde constam todas as informações, inclusive as assinaturas dos envolvidos.
O que é o apostilamento de Haia em - ?
O apostilamento de Haia é uma espécie de certificação que confere autenticidade a determinados documentos públicos estrangeiros. O documento é emitido em papel com características específicas, o que confere particularidade ao título.
Tem origem na Convenção de Haia, ocorrida em 1961. Porém, só entrou em vigor no Brasil em 2016.
O objetivo é simplificar a burocracia normalmente exigida para a validação de documentos que produzirão efeitos no exterior.
Para realizar esse apostilamento na certidão, basta que seja solicitado pelo site do Sistema Federal a certidão com adicional de apostilamento .
Vale destacar que o apostilamento não serve apenas para certidão de nascimento, e sim para diversos outros documentos públicos.
E para que serve a tradução juramentada em - ?
A tradução juramentada é aquela realizada por profissional específico, aprovado em concurso público e devidamente registrado na respectiva Junta Comercial para exercer a atividade.
Esse profissional possui fé pública, o que faz com que o produto do seu trabalho tenha uma espécie de “selo de autenticidade”, garantindo o teor do documento traduzido de modo a evitar fraudes e adulterações.
Ou seja, documentos que passam por esse procedimento possuem um atestado de confiabilidade acerca de seu teor, podendo por si só produzir certos efeitos no estrangeiro, em alguns casos.
A tradução juramentada normalmente faz parte dos requisitos para o apostilamento descrito no tópico anterior, a depender da classificação do documento bem como do país a que se destina.
No site do Sistema Federal no campo de "Serviços Adicionais", pode ser solicitada a Certidão com Tradução em diversos idiomas.
Conclusão
Em resumo, tirar uma certidão de nascimento atualizada é uma tarefa importante e necessária para diversos fins, como inscrições em faculdades, processos seletivos de emprego, emissão de documentos como RG e passaporte, entre outros.
Felizmente, hoje em dia é possível solicitar a segunda via da certidão online, de forma rápida e simples, evitando filas e burocracias desnecessárias.
Para isso, basta acessar o site do Sistema Federal, preencher o formulário com as informações corretas e aguardar a entrega da certidão no endereço ou email informado. É importante lembrar que manter a certidão de nascimento sempre atualizada e correta é fundamental para evitar problemas e transtornos no futuro.
FAQ - Perguntas Frequentes
Onde fica o nome do cartório na certidão de nascimento?
No cabeçalho da certidão. É sempre em Cartório de Registro Civil, e o número depende da quantidade de cartórios existentes na cidade.
Qual o valor da segunda via da certidão de nascimento?
O valor depende do estado em que é solicitado, mas a lei prevê certidão gratuita aos manifestamente pobres, mediante respectiva declaração.
Certidão de casamento substitui a certidão de nascimento?
A certidão de nascimento continua tendo sua validade normalmente, mas a de casamento tende a ser documento atualizado, portanto, pode também ser apresentada na maioria das situações. Lembrando que o casamento gera averbação na certidão de nascimento..
Como saber o número do livro da certidão de nascimento?
Nas certidões que ainda não possuem número de matrícula (anteriores a 2017), esses dados estão no corpo do texto, logo no início do documento.
Como achar certidão de nascimento pela internet?
No portal Sistema Federal.
Como consultar certidão de nascimento pelo CPF na cidade de ?
Com o CPF não é possível a pesquisa de certidão de nascimento. É necessário informar o cartório, nome completo, data de nascimento e filiação.
Onde fica a matrícula da certidão de nascimento?
As certidões emitidas após 2017 possuem número de matrícula com padronização nacional, contendo 32 dígitos localizados abaixo do nome da pessoa.
Onde fica localizado o número do termo da certidão de nascimento?
Junto ao número do livro e folha, no início do documento. (Válido para certidões no padrão antigo).
Qual a validade da certidão de nascimento?
A validade é indeterminada, porém, é comum que os órgãos aceitem apenas certidões emitidas há menos de 3 meses.
O que é certidão de nascimento com averbação?
É qualquer atualização anotada posteriormente ao registro de nascimento, como casamento, emancipação, entre outros.
Legislação:
Lei 6.015/1973, Lei 9.534/1997, Lei 13.484/2017
Convenção de Haia de 05 de outubro de 1961
Decreto 8.660/2016
Lei 10.406/2002 - Código Civil